Outono começa com queda brusca na temperatura, neste fim de semana
A chegada do outono neste domingo (20) vai trazer um clima mais ameno para diversas partes do Brasil, afastando o calor das últimas semanas e o sobe e desce dos termômetros. Uma frente fria se aproxima do país amanhã e fará com que as temperaturas despenquem logo no primeiro dia da nova estação. Segundo o MetSul, a mudança já poderá ser percebida hoje no Rio Grande do Sul.
A previsão é que na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 13ºC e 16ºC no começo da semana. O tempo fica nublado, mas não há previsão de chuvas expressivas.
No sábado, o ar frio avança para o Paraná e Curitiba pode ter os termômetros marcando 14ºC.
A frente fria alcança as cidades de São Paulo no domingo (20), onde a temperatura mínima pode atingir 17ºC, com máxima de 23ºC, e do Rio de Janeiro na segunda-feira (21), que deve registrar mínimas de 21ºC.
A previsão é que, além da baixa nas temperaturas, as capitais ainda registrem chuvas volumosas, especialmente nas capitais paulista e carioca.
Durante a semana, a temperatura volta a subir em São Paulo, com máximas indo gradativamente de 22ºC na segunda-feira a 30ºC na quinta.
A Climatempo ainda informa que o litoral de São Paulo pode receber chuvas muito expressivas, especialmente no sul do estado. A mesma atenção deve ser voltada para a Região Serrana do Rio entre a tarde do domingo e a segunda-feira (21) pela possibilidade de chuvas intensas.
A expectativa é que a frente fria tenha força suficiente para avançar até o norte de Minas, o Espírito Santo e o sul da Bahia. Dessa forma, essa região poderá começar a estação com maior nebulosidade e chuvas.
La Niña
Devido ao fenômeno La Niña, que influencia na costa leste do Nordeste, as chuvas devem se manter em áreas do litoral entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. A Climatempo alerta para uma temporada de chuvas volumosas em Natal, João Pessoa, no Recife, em Maceió e Aracaju.
Apesar da mudança de estação, a primeira onda de frio deve avançar apenas na segunda quinzena de maio. De origem polar, a onda poderá chegar com força a São Paulo, parte do Rio De Janeiro e Minas Gerais e ao Mato Grosso do Sul, diminuindo as temperaturas e fazendo com que os termômetros registrem menos que 10ºC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.