Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra como ficou avião após acidente em Boituva; veja

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 17h16Atualizada em 11/05/2022 17h16

Um vídeo gravado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo mostrou como ficou o avião de paraquedismo que sofreu um acidente em Boituva (SP) no início da tarde de hoje. Segundo a Prefeitura, o veículo transportava o piloto e 15 passageiros. Ao menos duas pessoas morreram.

Nas imagens, é possível observar que a aeronave ficou de ponta-cabeça, com a parte frontal destruída. A Prefeitura de Boituva informou que o avião pertencia à empresa "Skydive4Fun" e havia decolado do Centro Nacional de Paraquedismo,

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital municipal São Luís. Uma delas optou por ser levada até a cidade de Sorocaba. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos demais passageiros e do piloto.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a aeronave teria colidido contra uma torre de alta tensão antes de cair em um pasto.

A corporação ainda informou que houve vazamento de combustível no local do acidente. No entanto, as autoridades já isolaram a região. Agora, uma perícia deve ser realizada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Polo de paraquedismo

O Centro Nacional de Paraquedismo localizado em Boituva é um dos maiores espaços para atividades do tipo na América Latina. De acordo com as redes sociais do centro, pelo menos 17 clubes diferentes atuam na área. Ao todo, há uma média de 120 decolagens diárias para fins de salto de paraquedismo.

A cidade é a mesma na qual a paraquedista do Exército Bruna Ploner, 33, morreu após sofrer um politraumatismo durante uma tentativa de pouso em um salto realizado no dia 24 de abril. Em 2020, Leandro Torelli, outro paraquedista experiente que fazia um salto individual na cidade, morreu. Na ocasião, membros do clube de onde o homem saltou afirmaram que ele fez uma manobra arriscada.

A Prefeitura de Boituva informou que realizou nos dias 5 e 9 de maio duas reuniões para discutir protocolo de atendimento de segurança, adoção de procedimentos e melhorias na gestão, estrutura e operação das atividades no CNP.