Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil deve registrar chuvas e tempo nublado em várias regiões; veja

Foto de arquivo; Tempo nublado e chuvas deve ocorrer em diversas regiões do Brasil nesta semana - Getty Images
Foto de arquivo; Tempo nublado e chuvas deve ocorrer em diversas regiões do Brasil nesta semana Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 00h00

A última semana de outubro começa com o tempo fechado em várias partes do Brasil. Segundo o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas cidades do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país poderão ter volumes significativos de chuva nos próximos dias. Sul e Sudeste devem sentir mais frio que as demais regiões, com máximas que não devem ultrapassar os 29ºC.

Em São Paulo, apesar de nublado, a expectativa é que a semana não comece com chuvas, de acordo com dados da Climatempo. A temperatura mínima para esta segunda-feira (24) é de 14ºC e a máxima de 21ºC. O tempo fechado vai dar uma trégua a partir da quarta-feira (26), quando o sol começa a aparecer entre as nuvens. A temperatura mínima é de 14ºC e a máxima, 26ºC. No dia seguinte, o céu abre e a máxima pode chegar aos 30ºC e se mantém amena no fim de semana, com mínimas superiores a 17ºC.

A previsão indica que chuvas pontuais podem superar os 70 mm no norte do estado de São Paulo e do Espírito Santo. Na capital capixaba, a previsão é de tempo nublado e chuva toda a semana. A mínima pode chegar a 13ºC na quinta-feira (27), o menor valor da semana. Neste dia, a máxima não deve ultrapassar os 24ºC. Nas demais áreas do Sudeste, os acumulados não devem ultrapassar os 60 mm.

No centro e do leste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais também haverá precipitações pontuais significativas. Em Cuiabá, a semana começa com pancadas de chuva, que não devem diminuir as temperaturas. A máxima prevista é de 36ºC, enquanto a mínima é de 22ºC, o menor valor da semana. O tempo fechado permanece durante todos os dias, mas, na terça-feira (25), as chuvas dão uma trégua. Na quarta, as chuvas voltam a ocorrer na cidade e perduram até o fim de semana.

Goiânia também chove durante toda a semana, com exceção da terça-feira (25). As mínimas oscilam entre 20ºC e 21ºC e as máximas podem chegar aos 34ºC.

Em grande parte do Nordeste, as chuvas serão rápidas. O registro de precipitações acima de 30 mm pode ocorrer no sul do Maranhão e do Piauí, além do oeste e extremo sul da Bahia.

Em Salvador, a semana começa com pancadas de chuvas, mas elas se tornam pontuais durante a semana. As mínimas ficam entre 23ºC e 24ºC e as máximas entre 26ºC e 27ºC. Em Teresina, a semana começa com chuvas rápidas, mas elas darão uma trégua a partir da quarta-feira (26), quando o céu fica totalmente limpo. A máxima pode chegar a 39ºC. Já no Recife, a previsão é de sol entre as nuvens durante toda a semana, com algumas pancadas de chuva. As mínimas não devem ser menores que 25ºC e a máxima pode chegar aos 30ºC.

No Norte do Brasil, também há registro de chuvas pontuais durante a semana para toda a região. No entanto, no leste do Amazonas, são previstos acumulados entre 40 e 60 mm e no sudeste do Pará e centro-norte de Tocantins os acumulados podem chegar a mais de 80 mm.

Em Manaus, o céu abre somente no fim de semana. Durante a semana, o sol fica entre as nuvens e há registro de chuva durante o dia e à noite. A temperatura mínima é de 25ºC e a máxima de 35ºC em praticamente todos os dias. Em Belém, as chuvas não devem cessar no fim de semana. As mínimas podem chegar a 22ºC e as máximas a 35ºC. Em Palmas, o tempo deve abrir na sexta-feira (28), quando a temperatura máxima pode atingir os 30ºC e a mínima 24ºC.

Já o Sul deverá ter as menores temperaturas registradas do país. As chuvas significativas estão previstas para ocorrer nos litorais do Paraná e Santa Catarina. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuvas que devem ficar entre 10 e 30 mm.

Em Curitiba, o tempo fica nublado, mas não chove durante o início da semana. Na terça, a cidade deve registrar os menores valores de mínima e máxima da semana: 11ºC e 22ºC. Já a partir de quinta, poderá ocorrer o registro de pancadas de chuva à tarde e à noite, se prolongando para o fim de semana. Porto Alegre deve ter chuvas apenas na quinta-feira). A temperatura mínima da semana será de 12ºC na segunda e a máxima de 30ºC, na sexta-feira (28).