CE: Desaparecido ao tentar salvar turista, bombeiro nada por 4h e se salva
Um bombeiro de 36 anos que desapareceu no mar após salvar um turista francês que se afogava no Ceará voltou à costa com vida após nadar por mais de quatro horas.
O caso foi registrado na noite de ontem, quando o sargento Jairo Oliveira salvou um praticante de kitesurfe na praia de Jijoca de Jericoacoara.
Ele recebeu o chamado para o local por volta das 17h, conseguiu tirar o homem da água com ajuda de uma equipe e usou uma moto aquática para recuperar o equipamento do turista no mar, mas o veículo sofreu pane após se enroscar no equipamento do turista.
"Inicialmente, fiquei tentando desenganchar a linha, o tempo passando e eu tentando, mas não consegui. Nisso, a maré foi me levando, o vento foi me levando e quem ficou à deriva foi eu", afirmou o sargento em conversa com jornalistas na tarde de hoje.
Ele contou que chegou a tentar voltar para a areia com ajuda da pipa do kitesurfe, mas não conseguiu. O bombeiro percebeu que ficaria à deriva pelo menos até o sol nascer novamente, já que buscas noturnas não são realizadas no mar, e decidiu, por volta das 21h, nadar de volta à costa.
"Ficava pensando na minha família, na minha mãe, que ia ficar sofrendo até de manhã atrás de uma notícia. Tinha que chegar na terra e procurar alguém para poder ligar para ela e dizer que estou bem", afirmou.
O sargento decidiu ficar à deriva até encontrar luzes de um povoado e usou uma estrela para se guiar quando decidiu começar a nadar. Ele colocou um colete sob o corpo para ajudar no caminho até a terra firme.
"Fui me preparando psicologicamente para nadar no mínimo umas três horas. Eu tentava pensar positivo, sempre no copo quase cheio. Ia continuando, continuando, deu meia-noite e eu estava dentro d'água, olhava para a terra, conseguia ver a duna, remava, remava, sempre com aquela mentalidade de que tenho que chegar à praia", afirmou.
Uma equipe de busca foi acionada, com uso até mesmo de um helicóptero, que iniciaria as operações na manhã de hoje, mas Jairo reapareceu na praia por volta da 1h na praia de Tatajuba, já no município vizinho a Jericoacoara.
Ao chegar na praia de Tatajuba, ele caminhou por 50 minutos e ligou para a família para informar que estava bem. Ele se encontrou, então, com a equipe designada para fazer o salvamento dele.
Pelo menos 20 pessoas estavam na costa, entre mergulhadores, militares em botes e guarda-vidas.
A moto aquática que estava com o bombeiro foi encontrada por pescadores, que amarraram o equipamento ao barco para retirá-lo do local. O veículo foi retirado da água ainda com o equipamento de kitesurfe preso a ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.