Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio retira 90 tonelada de gigogas da areia da praia da Barra

Equipe da Comlurb retira 90 toneladas de gigogas da praia da Barra da Tijuca - Divulgação/ Comlurb
Equipe da Comlurb retira 90 toneladas de gigogas da praia da Barra da Tijuca Imagem: Divulgação/ Comlurb

Do UOL, no Rio

07/01/2023 18h08

As 53 horas consecutivas de chuva no Rio de Janeiro fizeram com que mais de 90 toneladas de gigogas —plantas aquáticas que vivem nas lagoas da cidade— se acumulassem na areia da praia da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital. Uma força-tarefa da Comlurb, empresa de limpeza pública da prefeitura do Rio, retirou o material da orla.

Para remover a grande quantidade de plantas foi necessário mobilizar 70 garis e quatro tratores, entre outros maquinários.

As gigogas se alimentam de material orgânico como esgoto, e existem em grande quantidade no sistema lagunar de Jacarepaguá, que desemboca na praia da Barra da Tijuca.

As gigogas foram carregadas para o mar pela grande quantidade de chuva que caiu na cidade nos últimos dias.

Até hoje, as lagoas da região são repositório de grande quantidade de esgoto de condomínios e favelas dos bairros às suas margens. A despoluição delas era um dos legados previstos da Olimpíada no Rio de Janeiro, mas não saiu do papel.

Chuva deve continuar

De acordo com o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura do Rio, a chuva deve continuar durante todo o fim de semana. É esperada uma precipitação fraca, com episódios isolados de chuvas moderadas.

  • A cidade teve sua temperatura mais baixa no verão nesta madrugada, de 16,6º no Alto da Boavista;
  • O vento deve ultrapassar os 50 km/h em alguns pontos do Rio de Janeiro;