Previsão do tempo: Fevereiro chega com semana de chuvas em todo o Brasil
A semana que marca o início de fevereiro deverá ser de temperaturas altas, mas também de chuva na maior parte do Brasil. As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do ClimaTempo.
O acumulado de chuva deve ser maior que 70 milímetros em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, e entre os estados do Maranhão e Piauí. Em partes do Acre, Amazonas, Amapá e Mato Grosso do Sul, os volumes podem ultrapassar 100 mm. Já no interior do Nordeste, as precipitações não devem passar dos 30 mm.
Sudeste
Segundo o Inmet, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo, onde mais de 80 mm de precipitações são esperadas. Nas demais áreas da região, essa marca fica abaixo dos 50 mm.
A capital paulista registra temperaturas entre 20ºC e 27ºC nesta segunda (30). Durante a semana, a probabilidade de chuva fica acima de 90% em quase todos os dias, com os termômetros ficando entre 19ºC e 29ºC até fim da semana,
No Rio de Janeiro, o tempo fica instável, com dias sem chuvas e outros com possibilidade de chuva entre 80% e 90%. As temperaturas vão de 21ºC a 35ºC.
Belo Horizonte terá chuva no início da semana, e o tempo mais firme entre quinta-feira (2) e sábado (4). No domingo (5), volta a chover. Ao longo dos próximos 7 dias, a temperatura fica entre 19ºC e 30ºC. Já em Vitória só chove hoje. O resto da semana será de sol, sem possibilidade de chuva. Os termômetros marcam entre 22ºC e 33ºC.
Sul
Na região Sul, deve chover até 60 mm no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Em Curitiba, todos os dias têm 90% de chance de chuva, com termômetros registrando entre 18ºC e 27ºC. Para Florianópolis o cenário é parecido, com possibilidade de chuva todos os dias variando entre 67% e 90%, e temperaturas oscilando entre 20ºC e 33ºC.
Porto Alegre terá mínima de 21ºC e máxima de 32ºC. O único dia que não há possibilidade de chuva é sexta-feira (3). Nos demais, a probabilidade de precipitações varia entre 67% e 90%.
Centro-Oeste
Há previsão de volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte da região Centro-Oeste, podendo ultrapassar 80 mm no oeste de Mato Grosso do Sul.
Em Goiânia, as temperaturas ficam entre 20ºC e 30ºC. A capital de Goiás tem 90% de chance de chuva de hoje até quarta-feira (1º). Entre quinta-feira (2) e sábado (4) não chove, e no domingo voltam as pancadas de chuva à tarde e à noite.
Em Brasília e Cuiabá, a situação é parecida. De quinta a domingo (5) não deve chover. A capital federal terá termômetros entre 19ºC e 28ºC, e a capital de Mato Grosso do Sul tem mínima de 23ºC e máxima de 32ºC.
Campo Grande terá chuva a semana toda, com pancadas à tarde e à noite, e sol entre nuvens. A mínima será de 22ºC e a máxima 30ºC.
Norte
No Norte do Brasil são previstos volumes de chuvas maiores que 60 mm em quase toda a região, com exceção do centro-oeste do Acre, sul e leste do Amazonas e leste do Amapá. Nestas áreas, o acumulado pode ultrapassar 100 mm.
Em quase todas as capitais da região Norte, chove bastante durante toda a semana, com exceção de Boa Vista, que não terá chuva entre hoje e domingo (5). Em Palmas, a chuva dá trégua a partir de quinta-feira (2). As mínimas nas capitais ficam em torno dos 22ºC e as máximas, 32ºC.
Nordeste
No Nordeste, os maiores volumes de chuva devem se concentrar em áreas do Maranhão e Piauí, e na faixa norte da região, com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm. Nas demais áreas, o acumulado fica abaixo de 30 mm.
Em Teresina, o sol aparece, mas também chove todos os dias da semana. Em Salvador e São Luís, a chuva só dá trégua na quinta-feira (2). Já Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Maceió não terão chuva quinta e sábado (4). Natal terá tempo firme também no sábado, enquanto todo o fim de semana será de sol no Recife.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.