Topo

Leve e multiuso: do que são capazes os novos blindados da Marinha do Brasil

JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) tem quatro versões - Reprodução / Oshkosh Defense
JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) tem quatro versões Imagem: Reprodução / Oshkosh Defense

Colaboração para o UOL

08/03/2023 04h00

A Marinha do Brasil recebeu quatro viaturas JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), de um total de 12 compradas ainda em 2020. O novo modelo foi apresentado ontem, no Rio, para celebrar os 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais.

O JLTV é um veículo tático leve e faz parte de um projeto de última geração das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Mobilidade e segurança

Blindado tem quatro versões básicas. De acordo com a Forbes, eles podem ter mais de 100 configurações diferentes, dependendo das missões e das condições de combate.

O modelo foi projetado para proteger a tripulação de dispositivos explosivos, além de aceitar blindagem adicional sem comprometer a mobilidade ou transportabilidade. Conta também com assentos protegidos contra explosões e sistema automático de proteção contra incêndio.

  • É oferecido em quatro versões, incluindo um veículo utilitário, um de uso geral, um porta-armas para combate e um porta-armas pesadas.
  • Alia blindagem, proteção e mobilidade.
  • É alimentado por um motor turbo-diesel Duramax V8, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, podendo chegar a 110 km/h.
  • Sua suspensão pode ser ajustada usando controles internos com base no tipo de terreno.
  • Pode ser transportado por um helicóptero CH-47 Chinook, CH-53 e por embarcações anfíbias.
  • Os primeiros blindados foram entregues ao Exército dos Estados Unidos e ao Corpo de Fuzileiros Navais do país em outubro de 2016.