Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder espiritual é preso suspeito de abusar sexualmente de mulheres em SP

O líder espiritual Eduardo Santana, conhecido como Pai Du, está preso por suspeita de abusos sexuais contra várias mulheres - Reprodução
O líder espiritual Eduardo Santana, conhecido como Pai Du, está preso por suspeita de abusos sexuais contra várias mulheres Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2023 20h36Atualizada em 21/03/2023 20h36

O líder religioso Eduardo Santana, 36, conhecido como Pai Du, foi preso suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres durante as sessões espirituais.

O que aconteceu:

  • Pai Du foi preso no último sábado (18) em Hortolândia (SP)quando se prepara para iniciar uma sessão religiosa;
  • Inicialmente, ele foi acusado de abusar de oito mulheres.
  • Desde a prisão, o número saltou para pelo menos 13 vítimas, entre as quais uma adolescente de 16 anos, além de um homem que acusa o religioso de injúria racial e homofobia, segundo o delegado José Regino Melo Lages;
  • Pelo menos 10 vítimas já prestaram depoimento na DDM (Delegacia da Mulher) de Hortolândia (SP). Outras quatro mulheres, que prestaram queixa após a detenção, ainda vão depor;
  • Os supostos abusos ocorriam em um "banho espiritual" em uma cachoeira, mas também dentro do templo onde ocorriam os cultos.

"Ele induzia elas a praticar atos libidinosos, relatam que em um dos rituais, ele combinava um horário, por volta da meia-noite, em um riacho, uma cachoeira, e arrancava as roupas das vítimas. As vítimas alegam que ele passava a mão nas partes íntimas delas", disse o delegado.

Os abusos teriam começado em 2022. Entretanto, a Polícia Civil iniciou as investigações há cerca de 15 dias, após algumas mulheres denunciarem o líder religioso.

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a prisão de Eduardo Santana após a audiência de custódia, que ocorreu no mesmo dia da detenção. Ele foi transferido para o sistema prisional de Sumaré (SP).

A reportagem tenta contato com a defesa de Pai Du. O UOL enviou mensagens nas redes sociais do líder espiritual, mas não teve retorno. O espaço está aberto em caso de manifestação.