Topo

Ex-professora de autor de ataque alertou polícia há 1 mês sobre ameaças

Aluno de 13 anos atacou professoras e colegas a facadas - Reprodução
Aluno de 13 anos atacou professoras e colegas a facadas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 20h40

Há um mês, uma antiga professora do aluno de 13 anos, responsável pelo ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, já havia feito uma denúncia à Polícia Civil sobre "comportamento suspeito nas redes sociais".

Como foi a denúncia

  • A professora registrou online boletim de ocorrência em 28 de fevereiro de 2023, alegando que o aluno estava "postando vídeos comprometedores" nas redes sociais "portando arma de fogo e simulando ataques violentos".
  • O adolescente estudava na Escola Estadual José Roberto Pacheco, no Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
  • A professora também disse no registro policial que o aluno "encaminhou mensagens e fotos de armas aos demais alunos por WhatsApp a alguns pais" que estavam se sentindo "acuados e amedrontados com tais mensagens e fotos".
  • Segundo o boletim de ocorrência, os pais do aluno haviam sido convocados e orientados pela direção escolar para que "providências cabíveis fossem tomadas".
  • Após ser registrado online, o BO foi encaminhado para o 1º DP de Taboão da Serra. Em nota, a SSP confirmou que o boletim de ocorrência foi registrado. "O documento foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Taboão da Serra que determinou a oitiva das testemunhas e notificou a Vara da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar do Município", disse o órgão.

Mais cedo, o secretário estadual da Educação de São Paulo, Renato Feder, havia dito que o aluno foi transferido de outra escola. Segundo o secretário, o adolescente foi transferido para a escola do ataque em 6 de março. Ele teria retornado para a escola na Vila Sônia no início do mês.

Ele teve problemas de violência na outra escola, a família foi contatada sobre isso."
Renato Feder, secretário de Educação de São Paulo

A professora Elisabeth Tenreiro foi morta, e três colegas suas, Jane Gasperini Apergis, Ana Célia da Rosa e Rita de Cássia Reis, ficaram feridas em ataque a facadas na manhã desta segunda.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula. Nas imagens, é possível ver o momento em que a professora Beth é esfaqueada nas costas e na cabeça pelo adolescente, que foi apreendido — e será encaminhado para as Varas Especiais da Infância e da Juventude, no Brás, no centro de São Paulo.

Os alunos correm e um deles chega a ser atingido antes de fugir. Em outra imagem, é possível ver a professora Ana Célia sendo atingida pelo adolescente. As imagens mostram o momento em que Cinthia e Sandra conseguem imobilizar o estudante.