Topo

Governo reconhece situação de emergência em 14 cidades do MA após chuvas

28.mar.2023 - Vista aérea mostra buracos criados por deslizamentos de terra nos últimos anos e aumentados devido às fortes chuvas recentes, em Buriticupu, no Maranhão - 28.mar.2023 - Mauricio Marinho/Reuters
28.mar.2023 - Vista aérea mostra buracos criados por deslizamentos de terra nos últimos anos e aumentados devido às fortes chuvas recentes, em Buriticupu, no Maranhão Imagem: 28.mar.2023 - Mauricio Marinho/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/04/2023 07h30Atualizada em 12/04/2023 07h52

O governo Lula (PT) reconheceu situação de emergência em 14 municípios de Maranhão após fortes chuvas na região.

O que aconteceu:

  • Uma portaria publicada na edição de hoje do DOU reconheceu situação de emergência em 14 cidades do Maranhão. Desde março, os municípios sofrem com chuvas e enchentes, que deixaram seis mortos.
  • A emergência é reconhecida pelo governo quando há uma "situação anormal, provocada por desastres" que compromete a capacidade de resposta do estado e facilita o envio federal de verbas emergenciais.
  • As cidades são: Açailândia, Bacabal, Cantanhede, Joselândia, Marajá do Sena, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Vargas, Rosário, São Vicente Ferrer, Tufilândia, Tutóia, Vitória do Mearim e Santa Luzia.

A portaria foi publicada após visita do presidente Lula na região. Ele sobrevoou três cidades e visitou um abrigo de vítimas em Bacabal.