Topo

'Mete o pé e vai na fé': Padre viraliza ao cantar samba em missa no RJ

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

22/04/2023 04h00Atualizada em 24/04/2023 07h25

Um vídeo de um padre cantando durante uma missa o hit "Tá escrito", de Xande de Pilares, viralizou nas redes sociais.

Há 31 anos no comando da igreja de São Jorge de Jardim Primavera, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio, Atanael Silva aparece no altar, enquanto os fiéis cantam e dançam em coro.

O que aconteceu?

Intérprete da Unidos da Tijuca esteve na missa do último domingo (16). Era o terceiro domingo do mês, quando a celebração das 8h é dedicada aos devotos de São Jorge e, há mais de cinco anos, o padre canta o samba antes da eucaristia, no momento em que os fiéis se cumprimentam com o "abraço da paz".

Ito Melodia subiu ao altar para cantar com o padre e fez a gravação. "Como São Jorge é um santo muito querido no mundo do samba, naquele momento da liturgia, ele subiu ao altar para cantar comigo. Essa música fala muito com quem é devoto, principalmente na parte que diz que guerreiro não foge da luta", diz o padre Atanael.

"Parecia uma roda de samba para São Jorge", diz Melodia. "Quando ele começou a cantar, as pessoas começaram a levantar, pular e cantar junto. Comecei a filmar ele e aquele público maravilhoso, foi então que viralizou". O padre se disse surpreso e admirado com a repercussão.

Sucesso nas redes. O primeiro vídeo, gravado por Ito e publicado na quinta (20) no Instagram, tem cerca de 25 mil visualizações e foi replicado em outras redes, sendo visto mais de um milhão de vezes. Ito também publicou em seu perfil no Instagram o vídeo feito por um fiel, que em 14 horas teve 47,3 mil visualizações. Assista:

Xande de Pilares já cantou com o padre

Não viralizou, mas aconteceu. O próprio Xande, junto com o compositor Gilson Bernini, participou e cantou "Tá escrito" no altar da igreja ao lado do padre Atanael em 19 de maio de 2019. O cantor compartilhou o vídeo em suas redes sociais. Veja:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão deste texto, o nome do compositor é Gilson Bernini.