Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

"Foi macabro e premeditado", diz irmã de vítima de bombom envenenado no RJ

Mariana Durães e Daniele Dutra

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

24/05/2023 22h08

A polícia investiga denúncias de que uma ex do namorado de Lindaci Viegas Batista de Carvalho, 54, que morreu após comer um bombom envenenado no Rio de Janeiro, tenha planejado e executado o crime.

O que aconteceu

A família de Lindaci encaminhou denúncias à polícia sobre o possível envolvimento da mulher no crime. Eles dizem que Lindaci já vinha sendo ameaçada pela suspeita, que encaminhava mensagens agressivas à mulher há dias.

O motoboy Lucas Bernardes, 26, gravado realizando a entrega das flores e chocolates, no dia do aniversário da vítima, reconheceu o filho da suspeita como autor da entrega da encomenda transportada, em depoimento à polícia. Ele afirmou ter sido ameaçado e temer por sua vida. A informação foi revelada pelo jornal carioca O Globo.

A Polícia Civil realiza diligências, ainda na noite de hoje, na tentativa de prender suspeitos de envolvimento na morte. A corporação alegou que deve dar detalhes da investigação após as ações.

Quando o menino veio conversar comigo, estava tudo normal, ele não estava nervoso. Eu fiz uma entrega inocente, e eu sou inocente. Estou com a minha consciência tranquila. Quando acordei, vi a reportagem de uma senhora que morreu com um bombom e pensei 'quem fez essa entrega fui eu'
Lucas Bernardes, motoboy responsável pela entrega

Nós suspeitamos que a ex do atual namorado da minha irmã seja a principal suspeita. Temos provas dela fazendo as ameaças, foto dela segurando arma com mensagem ameaçadora para minha irmã. Fora as mensagens no celular do meu cunhado, dela dizendo que não iria sossegar enquanto Lindaci não estivesse morta. Ela recebia mensagens falando que queria a cabeça dela, que ela iria se engasgar com o próprio sangue. Foi tudo muito macabro, muito premeditado. Ela colocou o próprio filho para entregar o bombom ao motoboy, porque ela sabia que se desse qualquer problema, o garoto não seria preso porque é menor de 18 anos.
Lenice Batista, irmã da vítima

Lindaci Viegas Batista de Carvalho, de 54 anos, morreu após comer chocolate enviado a ela - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Lindaci, de 54 anos, recebeu buquê e chocolates no dia de seu aniversário
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Entenda o caso

Lindaci Viegas Batista recebeu o presente, sem remetente, de um motociclista e começou a passar mal após comer os bombons. A entrega foi feita na loja de seu namorado, na rua Rocha Fragoso, em Vila Isabel, zona norte da cidade.

A cuidadora chegou a comentar com as clientes de um salão de beleza, em que parou após pegar o presente, que estava com medo de comer os chocolates. Ao ligar para o ex-marido, o homem disse ter sido ele que enviou o presente de aniversário, o que tranquilizou a mulher para ingerir os chocolates. De acordo com a família, o ex-marido negou que tivesse feito o envio, mas, na hora, teria confirmado "de brincadeira com a vítima".

Ela foi socorrida por policiais militares e levada ao Hospital Federal do Andaraí, mas morreu no local ainda no sábado (20). Ela foi enterrada na última segunda-feira (22), no cemitério do Catumbi.

A perícia completa para detectar possível envenenamento deve ser divulgada nos próximos 30 dias, mas chumbinho teria sido encontrado no bombom, segundo laudo preliminar do IML.