Conteúdo publicado há 8 meses

Tamanduá-bandeira criada em SP é levada ao RS para viver com parceiro

O zoológico de Sapucaia do Sul (RS), na região de Porto Alegre, recebeu na semana passada a tamanduá-bandeira Kiara, de 12 anos. Nascida em Catanduva (SP), ela viajou mais de mil quilômetros e foi levada para perto de Gumercindo, macho de 13 anos da mesma espécie, que está ameaçada de extinção.

O que aconteceu

Kiara foi levada de avião de São Paulo para Porto Alegre na noite da última segunda-feira. A viagem faz parte de um trabalho de conservação da espécie conduzido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Por enquanto os dois tamanduás-bandeira não dividem o mesmo espaço. Segundo a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) do Rio Grande do Sul, por tempo indeterminado "eles serão apenas vizinhos, impedidos de qualquer contato mais próximo".

Nesse período, segundo a Sema, Kiara e Gumercindo "poderão trocar olhares, se perceber, um sentir o cheiro do outro, mas nada mais do que isso". A ideia é que eles se habituem à presença um do outro "até que a natureza faça a sua parte e ambos queiram dividir o mesmo recinto", diz a secretaria.

A união para acasalamento é uma prática comum entre zoológicos com a ideia de preservar espécies ameaçadas. Em 2021, o zoológico de Sapucaia recebeu Cheetos, uma onça-pintada macho, para se unir a Mimosa, fêmea que já vivia no local.

02.06.22 - Tamanduá Gumercindo se alimentando no zoológico de Sapucaia do Sul (RS)
02.06.22 - Tamanduá Gumercindo se alimentando no zoológico de Sapucaia do Sul (RS) Imagem: Divulgação/Zoológico de Sapucaia do Sul

Deixe seu comentário

Só para assinantes