Topo

Que calor! População curte o sábado quente na praia e piscina; veja fotos

Do UOL, em São Paulo

23/09/2023 19h20Atualizada em 23/09/2023 19h20

Quem saiu de casa neste sábado (23) teve que dar um jeito para lidar com o calor acima de 30ºC em várias cidades do país. Este deve ser o fim de semana mais quente do ano no Brasil até agora, segundo a previsão do tempo.

Tempo é quente neste sábado

A temperatura deve chegar a 43ºC em algumas regiões do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho de grande perigo para altas temperaturas em 11 estados e o Distrito Federal. São eles: Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, além do Distrito Federal.

A previsão do tempo para a cidade de São Paulo neste sábado é de 34ºC. De acordo com o boletim do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) emitido às 12h29, os índices de umidade relativa do ar ficam ao redor dos 28%.

A capital paulista deve registrar um novo recorde de temperatura máxima neste domingo (24), de 36ºC, segundo o CGE. O Climatempo projeta termômetros ainda maiores: 38ºC na parte da tarde. Caso isso ocorra, essa será a maior temperatura já registrada no município desde o início das medições, há 80 anos.

O atual recorde de temperatura na cidade de São Paulo foi registrado em 2014. Segundo o Inmet, os termômetros chegaram em 37,8ºC.

Vista aérea da piscina do Sesc Belenzinho, na zona leste da capital, neste sábado (23) Imagem: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

Crianças se banham em chafariz no Parque Independência, na zona sul de São Paulo Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Muitas pessoas aproveitara o calor para bronzear o corpo na beira da piscina do Sesc 24 de Maio Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo


Como será em outras partes do país

No interior de São Paulo, o calor deve ser ainda maior: a previsão era de que os termômetros poderiam bater 43ºC em cidades das regiões norte e oeste do estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, a máxima deve ser de 41ºC no domingo. De acordo com o Climatempo, a previsão é que os termômetros atinjam os 34ºC.

Outros estados também devem atingir os 40ºC. São eles: Paraná, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Em algumas localidades, o calor deve se estender pela próxima semana.

A capital com previsão de maiores temperaturas hoje e amanhã é Cuiabá (MT). Os termômetros devem chegar a 42ºC no pico do calor, neste domingo, de acordo com o Inmet. Na manhã de hoje, a temperatura já havia chegado a 30ºC em alguns pontos da cidade.

A onda de calor que atinge o Brasil é resultado de um bloqueio atmosférico que impede a passagem das frentes frias pelo país.

Movimento de banhistas na praia de Boa Viagem, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Imagem: Clever Felix/LDG News/Estadão Conteúdo

Banhista toma água de coco na praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo Imagem: Jota Erre/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Termômetro marca 39ºC na cidade de Campinas (SP) Imagem: Denny Cesare/Estadão Conteúdo

A praia do Leme, no Rio de Janeiro, ficou lotada na tarde deste sábado Imagem: Felix Averbug/Futura Press/Estadão Conteúdo

Banhistas aproveitam a praia do Leme, no Rio de Janeiro Imagem: Felix Averbug/Futura Press/Estadão Conteúdo

Praia de Boa Viagem, em Niterói (RJ), recebe banhistas em dia de muito calor Imagem: Clever Felix/Estadão Conteúdo

Quais são os níveis de alerta do Inmet

O instituto separa os níveis de alerta em três categorias:

Alerta amarelo: perigo potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Alerta laranja: perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Alerta vermelho: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que calor! População curte o sábado quente na praia e piscina; veja fotos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano