Fim de semana deve ser o mais quente do ano; 11 capitais estão em alerta
O primeiro fim de semana da primavera no Brasil deve ser o mais quente do ano até agora. Onze estados brasileiros e o Distrito Federal estão em alerta para altas temperaturas e os termômetros devem ultrapassar 43ºC em alguns pontos do país.
Confira a previsão
Além do Distrito Federal, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de grande perigo para: Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O aviso vale até as 18h de terça-feira (26).
Na cidade de São Paulo, os termômetros podem chegar a 38ºC na tarde do domingo, segundo projeção do Climatempo. Se isso ocorrer, essa será a maior temperatura já registrada no município desde o início das medições, há 80 anos.
O recorde anterior da cidade foi batido em 2014, quando os termômetros da capital registraram 37,8ºC. Neste sábado, a máxima deve ser de 34ºC na capital.
No interior de São Paulo, o calor deve ser ainda maior — os termômetros batendo os 43ºC em cidades das regiões norte e oeste do estado.
Na cidade do Rio de Janeiro, a máxima deve ser de 41ºC no domingo, também segundo o Climatempo. Neste sábado, os termômetros devem atingir os 34ºC.
Outros estados também devem atingir os 40ºC. São eles: Paraná, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Em algumas localidades, o calor deve se estender pela próxima semana.
A capital com previsão de maiores temperaturas hoje e amanhã é Cuiabá (MT), onde os termômetros devem chegar a 42ºC no pico do calor, amanhã, segundo o Inmet. Às 8h deste sábado, os termômetros já marcaram 30ºC em alguns pontos da cidade.
A onda de calor que atinge o Brasil é resultado de um bloqueio atmosférico que impede a passagem das frentes frias pelo país.
Temporais no sul
O Rio Grande do Sul, que ainda se recupera dos danos causados por um ciclone, não deve ser atingido pela onda de calor. O estado iniciou a primavera com tempestades de granizo em municípios como Bagé, Morro Redondo e Pelotas.
Porto Alegre e a região netropolitana de Porto Alegre têm núcleo de instabilidade forte que causarão chuvas ao longo do dia com possibilidade de alagamentos.
Há alerta da Defesa Civil estadual para temporais isolados, com chuva forte e intensa, possível queda de granizo e rajadas de vento acima dos 80 km/h nas regiões oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul, informou o MetSul.
Níveis de alerta do Inmet
O instituto separa os níveis de alerta em três categorias:
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberAlerta amarelo: perigo potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Alerta laranja: perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Alerta vermelho: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.