Esse conteúdo é antigo

Eventos extremos romperam todas as barreiras neste ano, diz climatologista

Os municípios brasileiros precisam estruturar os departamentos de Defesa Civil para responder a possíveis desastres, considerando a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos que romperam, neste ano, "todas as barreiras", afirmou o climatologista da UFRGS Francisco Aquino ao UOL News da tarde desta segunda-feira (25).

Os eventos extremos aceleraram na última década e este ano, em específico, romperam todas as barreiras, seja de temperatura, de incêndio, ondas de calor ou de precipitação extrema do hemisfério norte, sul, leste ou oeste.

Tanto o ocidente quanto o oriente estão enfrentando essa mesma realidade que exige, mais do que nunca, coordenação dos municípios, aqueles municípios que ainda não estão com a Defesa Civil completamente estruturada, que não têm equipe definitiva, que cruza governos.

Isso [Defesa Civil] não pode ser estrutura de um mandato, tem que ser uma estrutura de municipalidade, a longo prazo. Nos falta melhorar isso.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O título da matéria, que informava que o especialista Francisco Aquino era meteorologista, foi alterado com sinalização da real especialização dele, de climatologista.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.