Trem bão, melhor que Bentley: 'maquinista' diz como fez vídeo viral da CPTM
Do UOL, em São Paulo
26/09/2023 04h00Atualizada em 26/09/2023 14h04
"Trem"... Treeem"... Com apenas uma palavra e barulhinhos ao estilo ASMR, um funcionário da CPTM (empresa pública que opera linhas férreas em São Paulo) invadiu a timeline dos brasileiros na semana passada. Daniel Araújo é a estrela do vídeo do TikTok e recebeu o UOL em um pátio da companhia para contar como surgiu o vídeo em que um trem brasileiro é protagonista de uma disputa inusitada com a marca de carros de luxo Bentley.
A ideia foi inspirada na influenciadora russa Alla Bruletova, que fez uma propaganda para uma concessionária de luxo usando o ASMR — "resposta sensorial autônoma do meridiano", aquela tendência em que se grava sons bem próximos ao microfone, o que, em teoria, dá prazer ao seu público-alvo. Nela, a jovem passa os dedos e as unhas pelo veículo, sussurrando: "Bentley".
A versão mais simples de um carro 2023 da marca custa mais de R$ 800 mil. Na versão da CPTM, ele deu lugar a uma opção mais acessível — para quem é passageiro: o trem.
Daniel Araújo tem 38 anos, é funcionário da CPTM há 12 e revelou que tudo foi feito no pátio da empresa, no centro da capital, local da visita do UOL. Mas se engana quem achou que ele é maquinista.
"Eu fiscalizo quem faz a manutenção, cuido de manobras, mas diferente do que a galera pensou, que eu era o maquinista, eu fico só nos bastidores, não faço transporte de passageiros, nunca foi a minha área", conta ele.
O técnico confessa que lutou contra a timidez para participar do ASMR, mas se divertiu com a repercussão do vídeo.
"Acompanhei os comentários e achei muito engraçado, mas quem fez o maior trabalho nesse vídeo é o trem", afirma Daniel, que se diz um apaixonado pelo assunto desde criança.
Quando eu era criança, morava bem próximo à estação, via os trens e era louco por eles. Depois de muito tempo, fui fazer Senai, mantive a vontade de trabalhar neles e acabei passando no concurso. Sinto que é um privilégio fazer o que eu faço.
Daniel Araújo
Além de trabalhar na CPTM, o paulista também é faixa preta de jiu-jitsu e dá aulas de luta nas horas vagas.
Sua desenvoltura em frente às câmeras o tornou um dos "atores" mais requisitados no TikTok da empresa: no total, ele já apareceu em pelo menos 10 vídeos, muitos deles explicando partes técnicas do funcionamento dos trens.
Quem teve a ideia do viral?
Em menos de uma semana, o ASMR da CPTM teve mais de 4 milhões de visualizações. Daniel destaca que o responsável pela ideia está nos bastidores e é conhecido no TikTok como o "estagiário da CPTM" — uma brincadeira comum ao falar de quem trabalha com redes sociais.
No dia a dia, o idealizador do hit não é mais estagiário há vários anos. Rodrigo Caíque, 30, é o responsável pela criação de conteúdo da empresa. Ele foi contratado em 2012 para trabalhar na área administrativa, mas foi transferido para a área criativa em 2019, realizando um sonho antigo.
Há algumas semanas, ao ver o ASMR com o Bentley, ele decidiu levar a ideia até os colegas, que embarcaram na sua vontade de "quebrar o gelo" das páginas da CPTM, recheadas de vídeos explicativos.
Mas não foi tão fácil produzir o hit: nos bastidores, os funcionários tiveram que fazer uma série de adaptações à realidade do trem, que conta com regras que um carro não tem.
"O copo de água que aparece no vídeo do Bentley a gente também não pôde reproduzir, porque é proibido entrar com água na cabine, então o Daniel deu a ideia de abrirmos uma gaveta de ferramentas que fica lá para conseguirmos um som novo", explica Caíque.
Além disso, a ideia também exigiu alguns truques do social media, como o uso de uma chave de fenda, já que apenas os dedos não produziram os barulhos "satisfatórios" que o ASMR precisa.