'Lata de sardinha'? Como era o interior de avião que caiu no Amazonas

O avião que caiu no município de Barcelos, a 400 km de Manaus, foi definido como uma "lata de sardinha" por um dos 12 passageiros que viajava na aeronave, um Embraer "Bandeirante" de 1991. Ele é do mesmo ano em que a linha de produção do EMB-110 foi encerrada.

Como é o Embraer Bandeirante

EMB-110 foi um dos primeiros aviões da Embraer para transporte civil. Projetado para atender pequenos aeroportos, ele ganhou o nome de Bandeirante.

Chega à velocidade máxima de 418 km/h. A aeronave tem 15 metros de comprimento e o mesmo de envergadura.

Produção do Bandeirante foi encerrada no final de 1991. Aproximadamente 320 unidades ainda estão em atividade.

A aeronave fez seu voo inaugural em agosto de 1972. Em 19 anos, foram fabricadas 498 unidades, com 253 permanecendo no Brasil e 245 vendidas para o exterior, segundo a Força Aérea Brasileira.

Hoje, modelos mais antigos estão a venda por valores milionários: um de 1987, por exemplo, pode ser adquirido por US$ 1,2 milhão em plataformas virtuais.

Lata de sardinha?

A distribuição das poltronas não é padronizada entre as aeronaves, com alguns donos optando por poltronas maiores e outros preferindo um corredor mais livre.

A Manaus Aerotáxi, empresa que fretou o bimotor acidentado, usa imagens de outros modelos do EMB-110 em sua oferta do modelo, destacando uma aeronave de uso hospitalar, com menos assentos.

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Confira imagens internas do Embraer EMB-110

320 unidades de bimotor da Embraer ainda são operadas no Brasil e no exterior
320 unidades de bimotor da Embraer ainda são operadas no Brasil e no exterior Imagem: Reprodução/starrluxuryjets
Aeronave pode levar entre 15 e 21 passageiros, dependendo da distribuição de poltronas
Aeronave pode levar entre 15 e 21 passageiros, dependendo da distribuição de poltronas Imagem: Reprodução/Globalair.com
EMB-110, mesmo modelo do avião que se acidentou no Amazonas
EMB-110, mesmo modelo do avião que se acidentou no Amazonas Imagem: Reprodução/Aeronaves A Venda/SeaFly
Cockpit do Embraer "Bandeirante"
Cockpit do Embraer "Bandeirante" Imagem: Reprodução/Aeronaves a Venda/SkyFly
Aeronave pode ser adaptada inclusive para transporte hospitalar
Aeronave pode ser adaptada inclusive para transporte hospitalar Imagem: Reprodução/Manaus Aerotáxi
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O acidente:

O Embraer caiu no sábado (16) nos arredores do aeroporto de Barcelos (AM), deixando 14 mortos: 12 passageiros e os dois tripulantes.

Chovia forte em Barcelos no momento em que o avião caiu. O clima pode ter sido um dos fatores que causou o acidente, segundo informações preliminares do governo do Amazonas.

"Avião não teve pista suficiente para frear". O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que os relatos preliminares indicam que o avião tocou o solo na metade da pista e não teve espaço o suficiente para pousar.

Dois outros aviões que chegavam à cidade no momento do temporal decidiram retornar para Manaus por conta das más condições de tempo para o pouso.

Empresa de pesca divulgou nomes dos 12 passageiros. Segundo informações preliminares, eram todos turistas que viajavam para praticar pesca esportiva.

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Barcelos é um dos principais destinos de pesca esportiva do país, procurado por visitantes brasileiros e estrangeiros. O município está localizado a cerca de 400 quilômetros de Manaus, ao norte do estado, no Alto Rio Negro.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Avião Civil), a aeronave estava em situação regular e tinha autorização para operar táxi aéreo.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O Embraer "Bandeirante" de 1991 é um modelo turboélice e não um jatinho. O texto foi corrigido.

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