Passaporte brasileiro: novo modelo do documento começa a ser emitido; veja
Do UOL*, em São Paulo
03/10/2023 14h12
A PF (Polícia Federal) começa a entregar nesta semana o novo modelo do passaporte brasileiro, em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
O que aconteceu
O novo documento de identificação ganhou mais itens de segurança. Segundo a PF, os passaportes passarão a ter maior garantia de autenticidade e vão dificultar falsificações.
Em nota, a PF disse que quem foi aos postos de atendimento a partir da última sexta-feira (29) já receberá o novo modelo. Não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, que custa R$ 257,25.
A emissão do novo passaporte já está programada para também se estabelecer nos consulados e representações brasileiras no exterior a partir do 1º trimestre do próximo ano.
Os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico e foto com inserção de elemento codificado.
Mudanças
Em sua capa, o novo passaporte voltou a exibir o brasão da República, no lugar das estrelas do Cruzeiro do Sul do modelo anterior, mas agora com um novo design de linhas decorativas.
Nas páginas internas, foram desenhados em cores ícones representativos dos diversos biomas e culturas de todas as regiões brasileiras.
Na página com os dados da pessoa, além da foto colorida tirada no momento da confecção do documento, foi inserida uma foto em preto e branco formada com dados biométricos do requerente.
O novo passaporte tem tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança.
Em viagens ao exterior, o passaporte não pode ser substituído pela nova Carteira de Identidade Nacional, segundo o governo. Isso porque o Brasil tem acordos para uso do RG (Registro Geral) apenas com países do Mercosul. Nos demais países, o passaporte continua sendo o documento obrigatório.
*Com informações da Agência Estado