Objeto nos trilhos pode ter gerado falhas na linha 9, diz ViaMobilidade
Do UOL, em São Paulo
04/10/2023 08h18Atualizada em 04/10/2023 18h48
A concessionária ViaMobilidade, que opera a linha 9-esmeralda do trem em São Paulo, registrou um boletim de ocorrência após encontrar um "objeto estranho ao sistema" nos trilhos. A operação ficou limitada por mais de 24 h após uma falha elétrica.
O que aconteceu:
Funcionários da ViaMobilidade encontraram um objeto metálico e pedras grandes nos trilhos após uma pane elétrica que paralisou parte da operação da linha 9-esmeralda na tarde de ontem.
Há suspeita de vandalismo. Na área onde foi detectado o objeto, cinco gradis que protegem a área dos trilhos estavam danificados.
Imagens mostram um trem soltando fumaça entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim por volta das 14 horas de ontem, quando o objeto teria sido lançado nos trilhos. A polícia vai investigar se houve crime doloso de perigo de desastre ferroviário.
Esse material que foi encontrado não faz parte do nosso sistema. Não temos esse tipo de cabo, mas não consigo afirmar que foi a causa. Precisa ser investigado.
Márcio Hannas, presidente da divisão de mobilidade da CCR, no Bom Dia SP
O MP diz que vai solicitar informações da ocorrência à Via Mobilidade e ao estado "para saber se ontem houve falha da concessionária ou sabotagem". Um ofício também será enviado ao delegado do caso, Pablo Baccin.
Segundo Hannas, uma equipe trabalha desde às 14 horas de ontem para que a operação da linha 9-esmeralda seja retomada. Ele diz que serão instalados disjuntores de proteção na rede aérea. "Estava previsto para ser feito, mas leva três anos porque os equipamentos devem ser feitos por encomenda".
A linha voltou a funcionar em totalidade às 17h22 de quarta-feira (4), informou a ViaMobilidade.
O UOL procurou a ViaMobilidade e aguarda retorno.
Linhas privatizadas têm mais falhas
As linhas de trem operadas pela ViaMobilidade chegaram a apresentar até o triplo de falhas que as administradas pela CPTM.
Entre as linhas privatizadas, a linha 9-esmeralda foi a que apresentou mais falhas este ano, somando 23 ocorrências.
Em agosto, a ViaMobilidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que deve pagar R$ 150 milhões em indenização por danos materiais e morais coletivos por falhas nas linhas 8 e 9.
A concessionária assumiu a gestão das duas linhas de trem em janeiro de 2022.