Apagão: Enel diz que energia voltou a 99,99% dos imóveis afetados em SP
A Enel informou na noite desta quinta-feira (9) que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em 99,99% dos 2,1 milhões de imóveis afetados pelo temporal do último dia 3 na Grande São Paulo.
O que aconteceu:
Em nota, "a companhia esclarece que técnicos seguem trabalhando em ocorrências específicas de clientes que ficaram sem luz nos dias seguintes à tempestade".
O Procon-SP notificou as concessionárias de energia do estado para elas informarem as providências tomadas para atender as ocorrências de falta de luz. O comunicado inclui pedidos de explicação sobre o atendimento das pessoas sem energia, orientações sobre ressarcimento de prejuízos, prazo de resposta para quem pedir indenização, informações sobre contingência e gerenciamento de crises e a quantidade de equipes de campo.
Falta de luz também afetou o abastecimento de água. Foram prejudicados os moradores de Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus. Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.
Problemas começaram após um temporal com fortes ventos. As rajadas superiores a 100 km/h derrubaram centenas de árvores no estado. A velocidade é a maior já registrada desde 1995, quando os dados começaram a ser computados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo.
Defesa Civil e Bombeiros confirmaram oito mortes. A última vítima, que estava internada após ser atingida por uma árvore, era de Ibiúna, no interior do estado. Os outros sete mortos eram de São Paulo (2), Suzano, Osasco, Santo André, Limeira e Ilhabela.
2 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Heloisa Helena Fornari
Os 0,1 % são pessoas que necessitam de energia elétrica. Como assim achar que está tudo bem? 100% de pessoas atendidas pela empresa é o suficiente .Contas de luz são caríssimas,sempre!
Marcelo Tadeu Vieira Barros
Numa fantástica demonstração de grandeza, o ex-presidente Jair Bolsonaro interferiu junto ao governo israelense para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza sejam finalmente liberados. Após isso, Israel garantiu ao Itamaraty que os brasileiros estarão na lista que será divulgada nesta sexta-feira para deixar a Faixa de Gaza. A CNN entrevistou Bolsonaro que confirmou que realmente interferiu em favor dos brasileiros. A conversa ocorreu há três dias. ‘Conversei com o assessor especial do Benjamin Netanyahu e ex-embaixador do Brasil e pedi um apoio para a liberação dos brasileiros. Yossi me relatou que não há nenhuma medida restritiva, não há nenhum empecilho por parte do governo de Israel. Israel concordou que os brasileiros têm que sair da região, seja por Israel ou pelo Egito’, relatou Bolsonaro. Eis a diferença entre um estadista gigante, honesto e respeitado no mundo inteiro, e o ladrão e anão diplomático do pte!