Em meio a onda de calor em SP, Faria Lima tem falha de energia pelo 2º dia

A avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, registrou instabilidades no fornecimento de energia pelo 2º dia seguido, segundo a Enel.

O que aconteceu

Enel afirmou que "oscilações de tensão" geraram "interrupção para alguns clientes". Prédios da região ficaram sem luz em alguns momentos do dia — isso já havia acontecido na segunda-feira (13).

Problemas foram solucionados às 16h40, segundo a concessionária. A Enel diz que "foram solicitados ajustes de tensão no sistema da companhia de transmissão ISA CTEEP", responsável pela transmissão da energia das usinas até a cidade de São Paulo. A situação segue sob monitoramento.

Brasil bateu recorde de consumo simultâneo de energia por 2º dia consecutivo. Às 14h20 desta terça-feira (14), o Sistema Interligado Nacional registrou o consumo simultâneo de 101.475 megawatts de energia em todo o país, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema). A marca é a maior já registrada pelo país.

Região registra apagões e instabilidade

O Shopping JK, que fica na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo, ficou no escuro ontem. Por volta das 12h40, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica fez com que as luzes se apagassem e o ar condicionado parasse de funcionar no local.

Exaustores deixaram de funcionar em cozinha de restaurante. Com a situação, o salão lotado de clientes foi tomado pela fumaça. A falta de luz se deu em horário de pico no shopping, que atende o público que trabalha no centro financeiro de São Paulo.

Procurado, o Shopping JK Iguatemi diz que o problema durou cerca de uma hora e que os geradores foram acionados. Segundo o centro de compras, foi a única queda de energia desde o apagão do dia 3. A Enel não se posicionou sobre a situação.

Continua após a publicidade

Escritório em torre vizinha ao shopping sofre com instabilidades desde o começo do mês. Os equipamentos de ar condicionado de uma gestora de investimentos não estavam funcionando hoje. Um sócio da empresa afirma que o problema se repete há dez dias. A Enel não se posicionou sobre a situação.

Rio também registrou problemas

Bairros da zona norte do Rio registraram falta de luz no início da semana. De acordo com a Light, Ilha do Governador, Olaria e Ramos tiveram pontos com falta de energia ontem por conta de "um problema de alta tensão". As causas exatas ainda estão sendo apuradas.

Na Rocinha, "gatos" causam sobrecarga em equipamento, segundo a Light. A situação também ocorreu ontem e causou interrupção no fornecimento, mas a maioria dos clientes da região já teve a oferta de energia reestabelecida.

Onda de calor explica aumento no consumo de energia. Com as altas temperaturas, o uso de ar condicionado cresce e o consumo de energia dispara. Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima média hoje foi de 37,3 graus, segundo a prefeitura.

São Paulo segue em estado de alerta máximo por conta do calor. A Defesa Civil Municipal estabeleceu a medida às 11h de ontem e recomenda que os cidadãos evitem o sol forte, umidifiquem os ambientes e suspendam exercícios físicos ao ar livre — entre outras medidas.

Continua após a publicidade

O que dizem os envolvidos

O Operador reforça que o SIN é robusto, seguro, possui uma ampla diversidade de fontes e está preparado para atender às demandas de carga e potência da sociedade brasileira.
ONS, em nota à imprensa

A Enel Distribuição São Paulo informa que identificou oscilações de tensão hoje (14) na região da Faria Lima gerando interrupção para alguns clientes. Foram solicitados ajustes de tensão no sistema da companhia de transmissão ISA CTEEP, sendo concluído às 16h40. As empresas seguem monitorando a situação do sistema.
Enel, em nota ao UOL

Na zona norte, a Light registrou falta de energia elétrica em alguns pontos da Ilha do Governador, Olaria e Ramos devido a um problema de alta tensão. Nossas equipes atuaram para restabelecer a energia para os clientes o mais breve possível. Essa ocorrência foi solucionada ainda ontem (13). Já na Rocinha, houve sobrecarga em um equipamento da Light devido ao alto índice de furtos de energia elétrica na região, popularmente conhecidos como gatos. Ontem mesmo a Light restabeleceu energia na região para a maioria dos clientes e hoje (14) permanecemos no local para verificar casos pontuais.
Light, em nota ao UOL

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora