Por que está fazendo tanto calor no Brasil? Saiba os motivos

O fenômeno El Niño, associado às mudanças climáticas, é a principal explicação para a onda de calor extremo que atinge o Brasil nos últimos dias.

Por que está tão quente?

El Niño na primavera. Os efeitos de curto prazo do El Niño fazem com que a primavera e o verão sejam marcados por temperaturas mais altas.

Fenômeno potencializado. O cenário de mudanças climáticas, com temperaturas mais elevadas, potencializa o fenômeno e deixa suas consequências ainda mais fortes.

Sem nuvens. Um dos impactos do El Niño nos últimos dias é a formação de uma massa de ar seco e quente que inibe a formação de nuvens de chuva no Brasil.

Falta de chuva aumenta o calor. O ar seco tem comandado o tempo em diversas regiões do país, inibindo bastante a formação de nuvens. Sem chuva, a temperatura sobe com muita facilidade.

No caso do sudeste e do norte do Brasil, essa massa de ar seco nada mais é do que uma área de alta pressão, que gera uma circulação de ventos de norte e esses ventos de norte acabam trazendo o ar mais quente de regiões tropicais para regiões subtropicais
Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus Metereologia

O que é o El Niño?

Aquecimento do Pacífico. O fenômeno El Niño acontece quando há o aquecimento atípico das águas do Oceano Pacífico na região tropical, localizada na faixa do Equador.

Todo mundo sente. Por ser o maior oceano do planeta, se o Pacífico registrar alguma anomalia, os reflexos serão sentidos em todo o globo terrestre.

Continua após a publicidade

Atmosfera também esquenta. Além disso, o comportamento da atmosfera e do oceano estão ligados. Desta forma, quando um aquece o outro também esquenta.

Há um El Niño de forte intensidade no Brasil e temos visto os efeitos dele de forma muito evidente, principalmente, através das mudanças climáticas. Estamos vendo com mais frequência eventos extremos, seja se chuva, de seca e de ondas de calor
Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus Meteorologia

Até quando vai a onda de calor?

Regiões afetadas. A parte central do Brasil, incluindo também regiões sudeste, grande parte do nordeste e até áreas mais ao sul, como o estado do Paraná, são as regiões mais afetadas pelo calor no país.

Previsão de chuva. A temperatura deve mudar a partir da semana que vem. Nesta sexta-feira (17) há previsão de chuva mais forte em algumas regiões, especialmente no sudeste.

Frente fria vai avançar. Isso acontece porque a frente fria vai romper o bloqueio atmosférico e avançará pela região.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.