Temporal com granizo atinge SP; falta luz em bairros da zona norte e leste
As regiões leste e norte da cidade de São Paulo registraram falta de energia após chuva forte que caiu na cidade nesta quarta-feira (15). A Enel atribuiu a interrupção de energia às rajadas de vento de até 55 km/h e às chuvas.
O que aconteceu
Após um dia quente, com sensação térmica máxima de 40,6 °C (registrado em Parelheiros, na zona sul), a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) às 19h02.
Ao fim da tarde, choveu na cidade, com ventos fortes e queda de granizo. Segundo o órgão, áreas de instabilidade associadas ao calor, deslocadas das regiões de Campinas e Jundiaí, provocaram inicialmente chuvas na Zona Norte, em bairros como Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Horto Florestal.
Foram registradas quedas de energia em bairros das zonas norte e leste.
No Twitter, clientes reclamam do atendimento da Enel. Em contato com UOL, um cliente morador de Parque São Domingos, na zona norte, disse ter aguardado mais de 30 minutos no telefone para registrar a falta de energia em casa.
Dois córregos da cidade transbordaram na zona leste de São Paulo. Até as 21h, o CGE registrou pelo menos 11 pontos de alagamento na cidade, quatro deles intransitáveis — dois estão na Vila Guilherme, outro está na Avenida Pompeia, na zona oeste, e o quarto está na Avenida Alcântara Machado, na Mooca.
O Corpo de Bombeiros recebeu 90 chamados para quedas de árvores na cidade e região metropolitana, e seis para desabamentos, sem registros de vítimas.
No último dia 3, um temporal com ventos de mais de 100 km/h que atingiram o estado de São Paulo derrubaram árvores e provocaram um apagão em vários bairros na capital. Oito pessoas morreram em São Paulo, Osasco, Santo André, Suzano, Limeira e Ilhabela.
O que diz a Enel
Procurada pelo UOL, a Enel informou que as fortes chuvas com rajadas de vento de até 55 km/h que atingiram parte da área de concessão da distribuidora na noite desta quarta-feira (15) interromperam o fornecimento de energia para alguns clientes.
"O CGE, da Prefeitura de São Paulo, informou estado de atenção para alagamentos em toda a capital paulista a partir das 19h02. Os bairros mais afetados pela tempestade foram: Vila Medeiros, Parque São Domingos, Santana, Barra Funda, Tucuruvi, Pirituba, Morumbi, Ipiranga e Jaguaré, e os municípios de Osasco e Cotia. A distribuidora seguirá com reforço das equipes em campo para normalizar o fornecimento de energia aos clientes que tiveram o serviço afetado".
Previsão para os próximos dias
A Defesa Civil de São Paulo fez hoje alerta para temporal no estado entre sexta-feira (17) e domingo (19).
O órgão disse que há previsão de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em algumas áreas do estado. A condição para as chuvas fortes foi criada pela soma de calor, umidade e uma frente fria que chega nos próximos dias.
Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, especialmente entre a tarde de sábado e domingo, afirmou a Defesa Civil.
As regiões mais vulneráveis: Vale do Ribeira, Itapeva, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Região Metropolitana da capital, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Franca.
* Com Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.