Conteúdo publicado há 7 meses

SP tem sensação de 40°C e alerta de vento de até 100 km/h nos próximos dias

Após um feriado com sensação térmica que chegou a 40,6°C no bairro de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, a cidade agora está sob alerta de ventania e chuva forte, previstas para o fim de semana. A Defesa Civil de São Paulo fez hoje alerta para temporal no estado entre sexta-feira (17) e domingo (19).

O que aconteceu

O órgão disse que há previsão de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em algumas áreas do estado. A condição para as chuvas fortes foi criada pela soma de calor, umidade e uma frente fria que chega nos próximos dias.

Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, especialmente entre a tarde de sábado e domingo, afirmou a Defesa Civil.

As regiões mais vulneráveis: Vale do Ribeira, Itapeva, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Região Metropolitana da capital, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Franca.

Chuvas e ventos fortes atingiram SP no último dia 3 de novembro
Chuvas e ventos fortes atingiram SP no último dia 3 de novembro Imagem: Julio Zerbatto / MyPhoto Press / Estadão Conteúdo

No último dia 3, um temporal com ventos de mais de 100 km/h que atingiram o estado de São Paulo derrubaram árvores e provocaram um apagão em vários bairros na capital. Oito pessoas morreram em São Paulo, Osasco, Santo André, Suzano, Limeira e Ilhabela.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo também emitiu alerta para probabilidade de chuva forte e generalizada no sábado. Há potencial para a ocorrência de rajadas de vento com velocidade superior a 60 km/h e descargas elétricas, após a chegada de uma frente fria.

O órgão da prefeitura informou que a tempestade favorece a ocorrência de quedas de árvores e formação de alagamentos.

A previsão para o domingo (19) na capital é de chuva generalizada, com até forte intensidade e mais potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de pequenos rios e córregos.

Continua após a publicidade

Segundo o CGE, a prefeitura está preparada para atuar "com agilidade no atendimento à população em caso de necessidade, com equipes de iluminação pública, zeladoria, limpeza e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de prontidão".

Feriado de calor

Nesta quarta-feira (15), a média da temperatura máxima na cidade foi de 36°C, segundo o CGE, no entanto, devido à umidade, o índice de calor foi mais elevado quando comparado aos dias anteriores. Ao fim da tarde, a umidade relativa do ar alcançava 48,3%.

Em Parelheiros, a sensação térmica alcançou os 40,6°C. Na Vila Prudente, chegou aos 40°C. Essas foram as mais altas em toda a cidade.

Nas próximas horas, com a combinação de calor e entrada de brisa marítima, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas, porém de curta duração.

Deixe seu comentário

Só para assinantes