Tales: Presidente da Enel trata consumidor brasileiro como cidadão menor

O presidente nacional da Enel, Nicola Cotugno, trata o consumidor brasileiro como cidadão menor, afirmou o colunista do UOL Tales Faria durante o UOL News desta quinta-feira (16). Tales analisou o depoimento dado hoje por Cotugno à CPI da Alesp.

O que mais me espanta nesse cidadão é a prepotência com que ele chega no país, lucra exorbitantemente e trata o consumidor brasileiro como um cidadão menor. No país dele ele não pode fazer isso, se fizer corre o risco de ser preso. Aqui ele faz e deixa milhões de pessoas sem luz.

Tales Faria também criticou a postura de Cotugno, que escreveu um artigo para a Folha de S.Paulo afirmando que não precisaria se desculpar por deixar a população dias sem energia, já que "o vento foi absurdo". Durante a CPI, o presidente da Enel disse ter se expressado mal.

Você sabe como é, não é o presidente da empresa que senta e escreve o artigo. Ele chama alguém que sabe escrever, diz o que quer, essa pessoa lê para ele o artigo, ele pensa, repensa. Então o presidente de uma empresa se expressar mal em um artigo é muito difícil. Ele não se expressou mal, disse o que queria. Isso é que é curioso, ele é desrespeitoso com o cidadão.

Durante depoimento à CPI, o presidente da Enel também negou que a terceirização de parte dos serviços prestados pela multinacional prejudicou a oferta de energia.

Entre 2019 e o terceiro trimestre de 2023, a Enel cortou 36% dos funcionários nos municípios paulistas atendidos pela companhia, segundo relatórios divulgados pela própria empresa ao mercado.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.