SC: Tornado com rajadas acima de 100 km/h arranca árvores pela raiz
Um tornado com rajadas de vento acima de 100 km/h foi registrado entre os municípios de Seara e Itá, no oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (16). As informações são da Defesa Civil do estado.
O que aconteceu:
Árvores foram arrancadas pela raiz com a força dos ventos.
Segundo da Defesa Civil, um aglomerado de tempestades severas avançou pela região do grande oeste de Santa Catarina. O fenômeno foi provocado pela atuação de uma frente fria na região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que vem da região Norte.
O tornado foi registrado por volta da 1h, segundo imagens do Radar Meteorológico de Chapecó
Além do tornado, as tempestades provocaram vendavais e chuvas intensas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e enxurradas.
Em Itá, foram observados dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores.
O alto volume de chuvas deve atingir Santa Catarina entre esta quinta-feira (16) e sábado (18), segundo a Defesa Civil. O risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos, principalmente, na região do Alto Vale do Itajaí.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em todo o estado, já são 167 atendimentos, 65 viaturas empenhadas, 49 municípios com registros de ocorrências e 158 bombeiros empregados nas ocorrências.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.