'Calor intenso': quais estados vão ferver e quando a nova onda acaba

Uma nova onda de calor vai chegar ao Brasil a partir de quinta —e pode se estender até o dia 20. Segundo o Climatempo, as temperaturas devem ficar de 3 a 5ºC mais quentes do que o padrão para esta época do ano em grande parte do país.

O que aconteceu:

Partes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal, são as áreas que aparecem em vermelho na projeção do Climatempo.

Nessa área vermelha, a onda de calor indica mais de 5°C acima da média, com tendência a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.

Já a área em laranja inclui Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

Essa área laranja terá temperaturas entre 3 a 5°C mais quentes durante os próximos dias, mas não por tanto tempo quanto nas áreas vermelhas.

Mapa produzido pela Climatempo mostra onde deve fazer mais calor
Mapa produzido pela Climatempo mostra onde deve fazer mais calor Imagem: Reprodução/Climatempo

Duração menor. Ainda segundo a empresa de meteorologia, o período de "calor intenso" terá uma duração menor do que as anteriores que o Brasil viveu nos meses de setembro e novembro.

Temperaturas podem chegar a 40ºC, a partir da metade de dezembro. Uma massa de ar quente deixará as temperaturas "acima dos padrões" desta época do ano no Centro-Sul do Brasil, segundo previsão da MetSul.

Deixe seu comentário

Só para assinantes