Suspeito de ser braço direito do 'Pablo Escobar brasileiro' é morto; vídeo
O homem suspeito de ser o braço direito do "Pablo Escobar brasileiro" foi morto a tiros na manhã de terça-feira (12) em um estacionamento de São José dos Pinhais, no Paraná.
O que aconteceu
Câmeras de segurança do estabelecimento, obtidas pelo UOL, gravaram o assassinato do homem, identificado como Rodrigo Rodrigues Boeira, também conhecido como Xirú. Um carro na cor cinza entra no estacionamento e o passageiro e o motorista (Xirú) descem do automóvel. Na sequência, uma motocicleta entra no local.
De capacete, o passageiro desce da motocicleta, corre e aponta a arma, disparando contra Xirú, que cai no chão. O homem chegou a levantar as mãos quando foi abordado pelo atirador. Um dos disparos atingiu a cabeça da vítima.
Ao descer do carro, o passageiro teria perguntado para a atendente do local se eles manobravam o veículo, informou o agente Catini, coordenador da Guarda Municipal, à página São José Alerta, no Facebook. Esse mesmo homem coloca as mãos na cabeça quando o criminoso aponta a arma para Xirú, e depois foge do local onde ocorreu o crime.
Apesar da fuga, o passageiro do veículo conduzido por Xirú foi preso em flagrante por suspeita de ter atraído a vítima para o local onde ele foi assassinado. O detido não teve o nome divulgado.
Xirú é suspeito de atuar como "braço direito" do ex-PM de Mato Grosso do Sul Sérgio Roberto de Carvalho, conhecido como "Pablo Escobar Brasileiro" ou "Major Carvalho", em um esquema de tráfico de drogas internacional, segundo a RICtv, afiliada da Record TV. Uma reportagem do Fantástico (TV Globo), de março, mostrou uma ligação monitorada por investigadores em que Carvalho fala para Xirú sobre o risco de uma carga de cocaína ser descoberta.
O atirador fugiu com o condutor da motocicleta após o crime. Eles não foram presos até a publicação desta reportagem.
A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela corporação, que realiza diligências a fim de identificar e localizar o autor do disparo.
O delegado Fábio Machado afirmou que o crime parece ser ligado ao tráfico de drogas. Xirú estava com tornozeleira eletrônica e, segundo o delegado, o homem tinha antecedentes criminais. "Ao que parece, esse homem não seria daqui e foi executado aqui em São José dos Pinhais," disse.
'Escobar brasileiro' foi preso em 2022
Carvalho, que é um dos maiores narcotraficantes do mundo, foi preso na Hungria em junho de 2022, informou o colunista do UOL Josmar Jozino. Ele era procurado pelas autoridades nacionais e internacionais há anos.
Em junho deste ano, o ex-PM foi extraditado da Hungria para a Bélgica sob forte aparato policial. Ele responde a processo na Bélgica por crime de tráfico de drogas internacional. Segundo Josmar Jozino, na ocasião da extradição, o Brasil e os Estados Unidos também reivindicavam a extradição dele.
O apelido de Carvalho faz alusão ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar. O brasileiro é responsável por comandar uma grande organização criminosa, responsável por enviar 45 toneladas de cocaína para a Europa — um material avaliado em R$ 2,25 bilhões, segundo as investigações da Polícia Federal, apuradas pelo colunista. O esquema teve início em 2017.