Conteúdo publicado há 10 meses

Roraima tem queda total de energia após desligamento de usinas

Todos os municípios de Roraima, incluindo a capital, Boa Vista, estão sem luz após queda de energia nesta quinta-feira (1º).

O que aconteceu

A queda ocorreu a partir das 11h20 (horário local) "afetando todo o estado". Segundo a empresa responsável pelo serviço no estado, a Roraima Energia, até as 16h (17h, no horário de Brasília), o fornecimento de energia ainda não havia voltado à normalidade.

Sistema de distribuição foi interrompido por conta do desligamento de usinas. As usinas de geração atendem todo o estado, segundo a Roraima Energia. Em contato com a Agência Brasil, a empresa declarou que houve um problema na geradora de energia, sem fornecer mais detalhes sobre a ocorrência.

Recomposição está sendo realizada com coordenação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Roraima não está conectada ao SIN (Sistema Interligado Nacional). O estado tem sua energia gerada quase na totalidade por usinas térmicas locais. Até março de 2019, a energia era parcialmente fornecida pela Venezuela, o que compensava eventuais problemas locais de geração.

Atualmente, a maior parte da energia no estado é gerada por termelétricas da própria Roraima Energia. Desde a privatização em 2018, quando deixou de pertencer à Eletrobras, a empresa é controlada pelo Consórcio Oliveira Energia e passou a se chamar Roraima Energia.

*Com Agência Brasil

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.