Topo

Ligação com PCC e assaltos: preso um dos criminosos mais procurados do país

Jakson Oliveira Santos, o Dako, foi preso na manhã desta quarta-feira (7) em Valinhos (SP). Ele estava na lista dos criminosos mais procurados do país Imagem: Divulgação/redes sociais

Do UOL, em São Paulo

07/02/2024 10h35Atualizada em 07/02/2024 11h31

Um criminoso que figurava na lista dos mais procurados do país do governo federal foi preso hoje de manhã em uma casa de luxo em Valinhos (SP).

O que aconteceu

Jakson Oliveira Santos, o Dako, 44, era monitorado há cerca de seis meses pelas forças de segurança. Ele foi capturado em uma força-tarefa envolvendo o Ministério Público e a Polícia Militar de São Paulo. Dako não esboçou reação e se entregou às autoridades, segundo apurou o UOL. Peritos da Polícia Federal também participaram da ação. A reportagem não localizou a defesa dele.

Relacionadas

Investigações indicam que Dako tinha ligações com o PCC e envolvimento em ações de "domínio de cidades". Ele participou de ataques planejados para invadir municípios, render as forças de segurança e roubar instituições financeiras e já foi condenado a cinco anos e três meses de prisão por associação para o tráfico.

PM de São Paulo apreendeu roupas de camuflagem para área de mata em prisão de Jakson Oliveira Santos, o Dako, um dos criminosos mais procurados do país Imagem: Divulgação/redes sociais

Os agentes apreenderam roupa de camuflagem para áreas de mata, luneta, pistola e equipamentos usados em fuzis na casa de luxo onde ele estava. O material é compatível ao usado por quadrilhas especializadas em mega-assaltos, como ações de "domínio de cidades" e "novo cangaço".

Também foram apreendidos documentos falsos e radiotransmissores. A Polícia Federal coletou material genético no local.

Força-tarefa para prender Dako apreendeu pistola, munição, radiotransmissores e documentação falsa Imagem: Divulgação/redes sociais

Mega-assaltos e ataque do PCC

Dako é investigado por suspeita de participação em um mega-assalto em Araçatuba (SP), em agosto de 2021. Na ocasião, criminosos armados com fuzis explodiram caixas eletrônicos, usaram reféns como escudos humanos, espalharam explosivos, incendiaram veículos e ainda usaram drones para monitorar a ação. O alvo era uma agência com R$ 90 milhões em cédulas.

Ele também é suspeito de participar do mega-assalto em Confresa (MT), em abril de 2023. Após o ataque, os criminosos fugiram para uma área de mata no Tocantins, dando início a uma caçada organizada pelas forças de segurança, que deixou ao menos 15 suspeitos mortos.

Dako ainda é apontado pelas forças de segurança como suspeito de participar dos ataques orquestrados pelo PCC em 2006.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ligação com PCC e assaltos: preso um dos criminosos mais procurados do país - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano