Polícia Civil promete greve durante carnaval em PE; Justiça proíbe
Do UOL, em São Paulo
08/02/2024 08h19
Os policiais civis de Pernambuco devem entrar em greve à meia-noite da sexta-feira, um dia antes do carnaval. A informação foi dada pelo sindicato da categoria na noite de ontem.
O que aconteceu
A falta de diálogo com o governo motivou a greve, disse o Sinpol-PE. Os sindicalistas afirmaram que a paralisação só acabará quando uma mesa de negociação for aberta.
O órgão afirmou que queria debater oficialmente melhorias nas condições de trabalho, valorização salarial e aumento do contingente, mas foi recebido "apenas com uma reunião" após uma manifestação realizada ontem.
Uma multa de R$ 300 mil por dia foi imposta pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco em caso de greve. A decisão ocorreu ainda na noite de ontem, após pedido de tutela de urgência do governo do estado.
Uma das justificativas dadas na proibição foi a decisão do STF que veda direito de greve aos "policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública".
Ao UOL, o Sinpol-PE afirmou que vai recorrer da decisão e pedir a participação do TJPE na mediação do diálogo entre a categoria e o governo.
O Governo de Pernambuco afirmou que recebeu representantes do Sinpol na tarde de ontem e alegou que o diálogo está aberto. Veja nota na íntegra abaixo.
O estado afirmou à Justiça que a greve é ilegal porque não houve comunicação formal sobre o assunto. Também foi alegado que o prazo legal mínimo de comunicação prévia para uma greve, de 72 horas, não foi cumprido.
O ato dos policiais tem objetivo de "prejudicar a prestação de serviço essencial de segurança pública" durante o Carnaval, alegou o governo ao TJPE.
A governadora é culpada. É quem está levando os policiais civis à greve no Carnaval. Greve no Carnaval, a partir da 0h da sexta-feira.
Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol-PE
O Governo de Pernambuco informa que uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) foi recebida, nesta terça-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, por representantes da Casa Civil e da Secretaria de Administração (SAD). Mais uma vez, foi ressaltado que o Governo já abriu diálogo e que um cronograma para reabertura das mesas de negociações será apresentado ainda neste mês de fevereiro com o objetivo de discutir as pautas pleiteadas pela categoria.
Governo de Pernambuco, em nota