Topo

Escola de samba criada para 'ganhar voto' sobe ao especial sob Milton Leite

Milton Leite beija a bandeira da escola de samba Estrela do 3º Milênio Imagem: Reprodução/Instagram-Milton Leite/Almir Martins

Do UOL, em São Paulo

18/02/2024 04h00Atualizada em 18/02/2024 20h59

Tendo o vereador Milton Leite (União Brasil) como presidente de honra, a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio foi a campeã do grupo de acesso do carnaval paulistano em 2024 e desfilará entre as grandes no ano que vem — como já havia ocorrido em 2023.

O que aconteceu

Agremiação do Grajaú é presidida por chefe de gabinete de Milton Leite. Nas redes sociais, Silvio Antonio de Azevedo se apresenta como Silvão Leite e publica fotos nas quais aparece ao lado do atual presidente da Câmara Municipal. Nos bastidores, Silvão é apontado como pré-candidato a vereador em 2024.

Relacionadas

Escola de samba foi criada em 1998 para "conseguir votos", diz Silvão. Ele conta que, à época, trabalhava para o então vereador Edivaldo Estima (do extinto PPB), era administrador regional da Capela do Socorro e que Eduardo Basílio, fundador da Rosas de Ouro, foi quem deu a ele a ideia de criar uma agremiação no Grajaú.

Aproximação com Milton Leite se deu por troca de sede. A primeira quadra da Terceiro Milênio ficava em um galpão que foi vendido. A escola, então, passou a ocupar um sacolão municipal abandonado e Silvão pediu a ajuda de Leite para transformá-lo em centro cultural.

Apoio à escola permitiu que Milton Leite expandisse área de influência na zona sul. Historicamente forte na região da Estrada do M'Boi Mirim, o vereador viu o suporte prestado à agremiação para a criação da casa de cultura aumentar sua popularidade em locais mais ao sul, como Parelheiros e Cidade Ademar.

Samba e política andam juntos no Rio, na Beija-Flor de Nilópolis. Hoje, o município da Baixada Fluminense é gerido por Abraão David Neto (PL) — sobrinho de Aniz Abraão David, o Anízio, contraventor ligado ao jogo do bicho e patrono da escola de samba local. O clã já fez seis prefeitos desde 1971.

"Vamos decidir se haverá CPI ou não após a vitória da Estrela do Terceiro Milênio", brincou Milton Leite na terça anterior ao Carnaval. Na ocasião, o vereador participava da reunião do colégio de líderes que decidia sobre a instalação ou não de uma CPI que mira a atuação do padre Júlio Lancellotti e de ONGs na cracolândia.

Nessa região aqui, ele [Milton Leite] não tinha atuação, e não tinha uma votação forte. Aí eu apresentei o projeto da escola para ele, ele ajudou, com políticas públicas, e de lá para cá é um parceiro (...) É um presidente de honra da escola, por todo trabalho desenvolvido. E o pessoal gosta dele.
Silvio Antonio de Azevedo, presidente da Estrela do Terceiro Milênio

Samba e política

Com o lema "Não tem Segredo, Tem Trabalho", Silvão é figura carimbada em eventos ao lado do seu mentor. Nas redes sociais, ele divulga obras, ações sociais e encontros que promove. Algumas publicações da Terceiro Milênio no Instagram trazem também logomarcas com o nome "Silvão Leite" e da Família Leite.

Silvão não confirma a candidatura a vereador. Segundo ele, a possibilidade depende do aval do mentor. O que se comenta é que ele e Silvio Ricardo Pereira dos Santos, o Silvinho — chefe de gabinete na subprefeitura do M'Boi Mirim — seriam potenciais sucessores de Milton Leite na Câmara.

Milton Leite diz que 2024 será seu "último ano como vereador". Na reunião da última terça (6), Leite afirmou que é "um soldado do União Brasil para outros projetos políticos". Ele é um dos políticos apontados como eventuais vices na chapa de Ricardo Nunes (MDB) para as eleições deste ano.

Campeã do Grupo de Acesso

A Estrela do Terceiro Milênio apresentou o samba-enredo "Vovó Cici conta e o Grajaú canta: O Mito da Criação". No desfile, contou a mitologia iorubá da criação do mundo a partir da visão de Vovó Cici.

Leite acompanhou da mesa a leitura das notas nas apurações do Grupo Especial e do Grupo de Acesso de São Paulo. O evento foi realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo na última quarta (14). A Estrela do Terceiro Milênio somou 269,9 pontos.

A atriz Carla Diaz foi madrinha de bateria no ano passado, quando a escola participou do grupo especial pela primeira vez — e caiu para o acesso. Também em 2023, o humorista Marcelo Adnet entrou na avenida como embaixador. No desfile, a agremiação fez tributo à "arte de fazer rir".

O que dizem os envolvidos

Quando surgimos, o Grajaú não era um bairro que tivesse uma cultura de samba, que é mais forte na zona norte da cidade, onde há mais escolas. Nossa região era mais conhecida pela presença nas páginas policiais. Nossa quadra não é balada e os ensaios vão só até as 23h para não incomodar os vizinhos.
Silvio Antonio de Azevedo, presidente da Estrela do Terceiro Milênio

Os vereadores que estão em trânsito farão fila para poder entrar no União Brasil. Será o melhor partido para disputar a eleição. Tem dois pesos pesados que devem sair candidatos a vereador pelo partido [se referindo aos seus afilhados Silvão e Silvinho].
Milton Leite (União Brasil), vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo, na última terça (6)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Escola de samba criada para 'ganhar voto' sobe ao especial sob Milton Leite - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano