STF mantém ordem de prisão contra membro do PCC que planejou atacar Moro
Suspeito de envolvimento no plano de sequestrar ou matar o senador Sergio Moro (União-PR), Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan teve negado um pedido de relaxamento de prisão preventiva por outro crime que responde: a tentativa de assassinato de cinco policiais em 2014.
O que aconteceu
A manutenção da ordem de prisão foi determinada pela ministra Cármen Lúcia, do STF. Ela reiterou decisão que já havia sido tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e foi alvo de recurso dos advogados de Piovesan.
Cármen Lúcia justificou que os indícios de crime justificam a preventiva no caso de El Sid, como o integrante do PCC é chamado. Ela ressaltou ainda que o criminoso está foragido. A situação envolvendo Moro não foi mencionada.
Piovesan está em liberdade em razão da burocracia da Justiça. Ele cumpria pena na Penitenciária de São Vicente (SP) e foi solto em 26 de agosto de 2022, quando progrediu de regime em um processo sobre tráfico de drogas.
Ocorre que, quatro dias antes, a Justiça determinou a prisão preventiva pela tentativa de matar os cinco PMs. Mas a decisão demorou a chegar até a cadeia de São Vicente e o integrante do PCC foi liberado.
No ano passado, a PF interceptou mensagens de WhatsApp do criminoso planejando sequestrar Moro. Ele é apontado como financiador e chefe da célula do PCC que pretendia executar o plano.
As investigações apontam que a facção criminosa investiu US$ 550 mil (R$ 2,7 milhões) na preparação do crime. Os atos de El Sid são descritos como "de extrema gravidade" nos processos quais quais ele responde.
A necessidade atual de segregação preventiva foi considerada pelo Tribunal estadual [São Paulo] porque evidenciado o atendimento das exigências legais, pelas circunstâncias do caso e pela tentativa do paciente de ludibriar o Poder Judiciário.
Ministra Cármen Lúcia
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcos Araujo de Lima
Pensei que ele ia servir cafezinho lá no STF, ou ser segurança daqueles caras importantekkk esse não pega 17 anos?
Luis Fernando de Souza Falcao Filho
Esse não pegou 18 anos? Não né? Afinal, não foi contra o careca.
Weligton Medeiros
divergiram com o moro, teve racha, o que aconteceu??