Médica é suspeita de dar laudos falsos de câncer e cobrar cirurgias no PR
A Polícia Civil do Paraná instaurou inquérito para investigar o caso de uma médica dermatologista, suspeita de emitir laudos falsos de câncer de pele para os pacientes.
O que aconteceu
Polícia realizou operação de busca e apreensão na casa de Carolina Biscaia. A ação ocorreu em Pato Branco, no interior do estado, região em que ela atuava, na última sexta-feira (23). As informações foram repassadas à imprensa pela delegado Helder Andrade.
No local, os investigadores apreenderam laudos para serem periciados e comprovar se eram falsificados ou não. Também foram apreendidos computadores, celulares e outros documentos.
Pelo menos nove pessoas já procuraram a polícia para denunciar a médica. As vítimas relataram que, após consulta dermatológica com Biscaia, ela analisava pintas e manchas e sugeria a possibilidade de células cancerígenas e recolhia material para exame.
Quando os pacientes retornavam para buscar os resultados, Biscaia, supostamente, mostrava laudos com resultados com falso diagnóstico de câncer de pele. Em seguida, a dermatologista recomendava procedimentos cirúrgicos para a retirada de manchas e pintas, procedimentos que custavam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, e eram realizados no consultório dela.
Suspeita de paciente motivou a investigação. A apuração sobre a conduta da médica teve início após uma das pacientes ir até o laboratório, pedir acesso ao resultado do exame realizado e constatar diagnóstico diferente daquele feito pela dermatologista no consultório. Em seguida, a vítima registrou boletim de ocorrência. Ainda segundo a polícia, o laboratório que realizava os exames, que não teve o nome divulgado, também processou a médica.
Caso sejam comprovadas as suspeitas, a médica poderá responder por estelionato e lesão corporal. As penas podem chegar a seis anos de detenção.
A clínica em que Carolina Biscaia atua negou as acusações e disse que ela vai processar todos que a acusarem desses crimes. "A acusação sobre a Dra. Carol, infelizmente, é uma acusação infundada. Tudo vai ser esclarecido e todas essas pessoas que estão a acusando cruelmente serão processados pelas acusações contra ela".
Carol Biscaia possui cerca de 18 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Na plataforma, a médica costuma compartilhar dicas dermatológicas. Ela segue fazendo publicações normalmente, mas fechou a caixa de comentários.
Ao UOL, o CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná) disse que instaurou procedimento sindicante para apurar a denúncia contra Carolina Biscaia por suspeita de "desvio ético". O órgão ressaltou que o caso "ocorre sob sigilo, assegurando-se os requisitos de contraditório e ampla defesa".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.