Topo

SC: Professora morre atropelada por caminhão 2 meses antes de se aposentar

Mari Simone de Medeiros transitava de bicicleta em ciclovia de Florianópolis quando foi atropelada Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/03/2024 20h58

Uma professora de 51 anos morreu atropelada por um caminhão enquanto andava de bicicleta na rodovia SC-406, no bairro Rio Tavares, em Florianópolis.

O que aconteceu

Mari Simone de Medeiros foi atingida enquanto transitava na ciclofaixa. Ela trabalhava havia 30 anos na mesma creche da rede municipal de Florianópolis e iria se aposentar em maio deste ano. A professora deixa esposo e uma filha.

Testemunhas contaram à PM que o motorista do caminhão guincho virou à direita e a derrubou. Ela teria caído de cabeça, perdendo a consciência.

Pessoas que passavam pelo local gritaram para o motorista do caminhão parar, mas ele não teria ouvido. O veículo seguiu e passou sobre o corpo da vítima.

A professora morreu no local. Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar foram chamados para atender à ocorrência. O motorista do caminhão foi levado à delegacia. A Polícia Cientifica também esteve no local.

O UOL entrou em contato com a Polícia Civil de Santa Catarina para saber detalhes da investigação e aguarda retorno.

Em nota, a Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis lamentou a morte da ciclista. "Escrevemos esta carta para expressar nosso profundo repúdio e consternação com relação ao trágico incidente ocorrido ontem, no qual a ciclista Mari Simone de Medeiros foi assassinada por um guincho enquanto trafegava em uma ciclofaixa na cidade de Florianópolis".

A associação classificou o caso como "reflexo de um problema sistêmico". "Este incidente não é apenas um acidente isolado, é um reflexo de um problema sistêmico que envolve a falta de infraestrutura adequada e segura para ciclistas, bem como a negligência por parte de motoristas que não respeitam as leis de trânsito destinadas a proteger os mais vulneráveis", diz nota.

A banalização da violência no trânsito e o descaso com a vida humana são inaceitáveis. A morte de Mari escancara a urgência em adotar medidas concretas para garantir a segurança de todos os usuários da via, especialmente aqueles que escolhem meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta. Exigimos que a Prefeitura de Florianópolis tome medidas imediatas para melhorar a infraestrutura cicloviária da cidade, garantindo a segurança e o respeito aos ciclistas. Além disso, pedimos que os meios de comunicação tratem o assunto com a seriedade que merece.
Amobici

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SC: Professora morre atropelada por caminhão 2 meses antes de se aposentar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano