Médica nega atendimento e grávida dá à luz no chão em hospital no RJ

Mesmo em trabalho de parto, Queli Santos Adorno, 35 anos, teve atendimento recusado na maternidade Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias (RJ). A gestante deu à luz um menino no chão da recepção.

O que aconteceu

Queli chegou na maternidade por volta das 22 horas da quinta-feira da semana passada (21). Examinada por uma médica, foi orientada a permanecer na unidade hospitalar porque o caso poderia evoluir de forma rápida. As informações foram ditas pela irmã da grávida, Carine Santos Adorno, à TV Globo.

Quando eram 4 horas da madrugada de sexta, ela foi mandada para casa. A orientação ocorreu durante consulta com outra médica. A recomendação foi a de retornar à maternidade somente depois das 6h30.

A mãe ficou na recepção e às 6 horas entrou em trabalho de parto. Sem autorização para acessar a maternidade, ela deitou no chão e o menino Azafe nasceu no piso frio da maternidade.

Terminado o parto, Queli chorava enquanto falava: "Doutora negligente, eu falei. Ela não acreditou em mim". Quem realizou o parto foi a primeira médica que atendeu a gestante.

Médica demitida

A Prefeitura de Duque de Caxias demitiu a médica que mandou Queli para casa. A informação consta em nota enviada ao UOL. O texto manifesta "repúdio" à conduta da profissional e reafirma o compromisso com atendimento humanizado dos pacientes.

Também foi determinada abertura de sindicância. A apuração vai abranger a médica demitida e as condutas de outros profissionais de saúde envolvidos no atendimento de Queli.

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias ressaltou que mãe e filho passam bem. Os dois continuam internados e sob cuidados de uma equipe multidisciplinar.

Continua após a publicidade

A família ainda alegou que tentou registrar boletim de ocorrência e os agentes se negaram. Procurada, a Polícia Civil negou a informação e justificou que consultou a 60ª DP e foi informada que a delegacia não foi procurada pelos familiares da gestante.

A médica responsável pelo último atendimento à paciente gestante Queli Santos Adorno, que deu entrada na Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra em 22/03/2024, às 22h37, foi desligada do seu quadro de funcionários,
Trecho da nota da prefeitura

Deixe seu comentário

Só para assinantes