PM de SP dá 'mata-leão' em pipoqueiro durante abordagem; tática é proibida

Um policial militar foi gravado aplicando um golpe de ''mata-leão'' em um pipoqueiro na última terça-feira (4) no Tatuapé, na zona leste de São Paulo.

O que aconteceu

Dois agentes renderam o comerciante de 42 anos, que informou não ter autorização da prefeitura para trabalhar como ambulante. Um deles imobilizava o homem com o golpe enquanto o segundo jogava spray de pimenta nas pessoas que estavam em volta da cena.

Em seguida, o pipoqueiro aparece caído no chão enquanto o policial coloca o joelho sobre ele. O PM também tenta colocar uma algema em seus braços. ''Está matando o cara aí, ele vai morrer'', gritavam os moradores em volta. O grupo de pessoas aparece pedindo para que o comerciante seja solto.

O ''Mata-leão'' é proibido para policiais paulistas desde 2020. ''A Polícia Militar do Estado de São Paulo busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação. Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos", explicou a corporação em nota.

A Polícia Militar instaurou uma investigação do caso. A corporação analisará as imagens que circularam nas redes e também as das câmeras corporais dos policiais, informou a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Um boletim de ocorrência também foi registrado no 30º DP como resistência, desobediência, ameaça e lesão corporal.

A Ouvidoria afirmou que o uso de spray de pimenta também foi irregular. ''Confiamos na apuração rigorosa do órgão correcional e acompanharemos os desdobramentos do caso até sua conclusão final.''

Deixe seu comentário

Só para assinantes