Aeronave da Bolívia é interceptada pela FAB após desobedecer ordens em RO

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou uma aeronave boliviana nas proximidades de Porto Velho (RO) na manhã de quarta-feira (26).

O que aconteceu

A aeronave Cessna 401A veio da Bolívia e ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro. O piloto não foi colaborativo e desobedeceu todas as ordens feitas pela defesa aeroespacial do Brasil.

Vídeo mostra perseguição. Em imagens captadas por moradores, é possível ver o avião da FAB voando atrás da aeronave suspeita. Também é possível ouvir disparos de tiros.

Aeronave suspeita voltou ao espaço aéreo da Bolívia. Após a evasão, o Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) interrompeu a ação.

Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a interceptação. A aeronave suspeita foi detectada nos radares da FAB após ações da inteligência da Polícia Federal.

Ação integra operação contra tráfego ilícito transfronteiriço. A interceptação fez parte da Operação Ostium, ligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. A FAB informou que os procedimentos de defesa seguiram o protocolo de policiamento aéreo descrito pela lei.

Deixe seu comentário

Só para assinantes