Segundo laudo, Joca morreu por choque cardiogênico; o que significa?
O cachorro Joca, que morreu após erro do serviço de transporte de animais da Gol em abril, sofreu um choque cardiogênico, concluiu laudo feito a pedido da Polícia Civil. A condição é uma ineficiência do coração em bombear sangue para os órgãos vitais.
O que é choque cardiogênico
Evolução rápida. O choque cardiogênico é caracterizado pela ineficiência do coração em bombear sangue para os órgãos, resultado de uma disfunção cardíaca grave que pode ser primária (doença cardíaca) ou secundária (causada por outros fatores). Em geral, o quadro evolui de forma rápida.
Acomete vários órgãos. As manifestações imediatas do choque cardiogênico estão relacionadas à baixa distribuição do sangue a órgãos vitais (cérebro, coração, rins), o que causa alteração do estado mental, provocando sonolência, e do próprio coração, alterando o desempenho cardíaco.
Pode acontecer por diferentes motivos. Entre as principais causas, estão: calor, medo, dor, agitação, mal-estar, vômitos, diarreia etc., segundo a professora Denise Saretta Schwartz, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da USP.
[O animal] pode sofrer antes da evolução para o choque e na dependência da causa. Quando perde a consciência, ele fica como 'anestesiado' e, se nada for feito a tempo, há parada cardiorrespiratória, evoluindo para óbito. Denise Saretta Schwartz
Requer medidas imediatas. "O choque (de qualquer origem) é uma situação grave que requer medidas imediatas de tratamento. Se identificado imediatamente e tratado de forma adequada, há possibilidade de ser revertido, na dependência da causa. Quando há doença cardíaca pré-existente e doenças sistêmicas, é mais difícil a reversão. A evolução para óbito é comum, infelizmente", completa a profissional.
O que aconteceu
Joca ficou oito horas em uma caixa solta no porão de bagagens da Gol. Ele embarcou em Guarulhos (SP) e deveria chegar em Sinop (MT) em um trajeto de 2h30, mas foi enviado para Fortaleza (CE). Após constatar o erro, a companhia aérea embarcou Joca de volta para Guarulhos, mas ele chegou morto.
Em Fortaleza, Joca foi filmado, vivo, dentro da caixa de transporte, em um local com exposição ao sol. Nas imagens, um homem interage com o animal. Há uma garrafa de água do lado de fora da caixa de transporte.
Defesa do tutor de Joca ouviu de médico especialista que principal causa da morte foi estresse e calor. "Ele foi levado errado para Fortaleza sem qualquer equipamento de segurança na caixa de transporte dentro do avião. A família espera a conclusão do inquérito apontando o responsável pelos maus-tratos", afirmou o advogado Marcello Primo Muccio.
A polícia aguardava o resultado do laudo para concluir a investigação. O caso está com a Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente de Guarulhos.
Laudo aponta que choque cardiogênico causou parada cardíaca. O UOL teve acesso ao laudo oficial da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da USP.
O choque cardiogênico é um distúrbio circulatório associado à redução de rendimento cardíaco, podendo ser causado por diversas condições patológicas cardíacas. No caso do animal examinado, observam-se alterações cardíacas relevantes, como hipertrofia ventricular esquerda excêntrica, moderada e doença mixomatosa valvar, as quais podem justificar o quadro relatado. Outros achados que corroboram para o entendimento desta causa mortis são o ingurgitamento de vasos sanguíneos em múltiplos órgãos. Trecho do laudo de Joca