Tales: Estado deve educar policiais contra ação 'tiro, porrada e bomba'
Os elevados índices de letalidade policial no Brasil estão diretamente relacionados à formação dos agentes de segurança pública, voltada para a violência, e que deve ser modificada, disse o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (18).
Segundo levantamento feito pelo UOL, os policiais civis e militares do Brasil matam quase o triplo do que os agentes de segurança de 15 países do G20 somados. Foram 6.393 mortos por policiais, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Já 15 países do G20 somam 2.267 vítimas fatais.
A polícia brasileira é o centro da polarização. Eu critico muito a atuação violenta da polícia, mas também precisamos nos colocar no lugar de um policial. Ele está com a vida em risco e vê a bandidagem violenta e parte para cima dela.
Há um grupo envolvido na segurança absolutamente polarizado. É mais do que polarização; é uma guerra. Há a violência do bandido e a do policial como reação, e ele acha que solucionará esse problema. É um raciocínio errado, do 'tiro, porrada e bomba'. É como os policiais brasileiros se veem diante dessa guerra: 'só tem um jeito; é matar'. Não é assim. Tales Faria, colunista do UOL
Tales criticou o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário de segurança pública Guilherme Derrite pela falta de ações efetivas para conter a escalada da violência policial no estado.
É preciso que o Estado entre para mostrar e tentar acabar com essa polarização. Tivemos por quatro anos um presidente dizendo 'é isso mesmo, vamos partir para cima e matar todo mundo'. Em São Paulo, o governador assumiu com essa: 'não estou nem aí; vamos partir para cima e botar o Derrite, que é um matador e foi expulso da Rota porque matou demais'. Não deu certo.
O Estado precisa entrar para dizer que essa não é a forma de agir e para educar o policial, dizendo que ele vai combater gente perigosa, mas não pode agir igual a eles. Se você se tornar igual a eles, a sociedade como um todo vai perder e vai ser violenta.
A solução para esse problema está aí. É a educação dos policiais civis e também dos militares, que por acreditarem na violência e nessa polarização em 'tiro, porrada e bomba' resolvem que podem dar um golpe de Estado, por exemplo. Não é por aí. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.