Conteúdo publicado há 5 meses

SP: Em frio recorde, população de rua aguarda acolhimento sob chuva

O padre Julio Lancellotti, conhecido pela defesa da população de rua em São Paulo, publicou vídeos nas redes sociais em que diversas pessoas aparecem esperando por atendimento da prefeitura sob a chuva que atinge a cidade. A tarde desta terça-feira (9) foi a mais fria do ano na capital paulista.

O que aconteceu

No primeiro vídeo, dezenas de pessoas em situação de rua aparecem em uma fila aguardando atendimento em uma das tendas montadas pela prefeitura, que abrem às 18h. "Quando está chovendo, será que eles não têm senso de humanidade de começar a atender essas pessoas na hora que elas precisam?", questiona o padre.

A segunda gravação mostra pessoas deitadas no chão, enquanto aguardam a abertura das tendas. "Tem que ter uma estrutura humana, não desumana. Por que não tem um local aberto onde eles possam ficar, se alimentar, não ficar dessa forma pelas ruas da cidade? Essa cidade é desumana", acrescentou.

Procurada pelo UOL, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social disse, inicialmente, que não se manifestaria. Porém, a Prefeitura de São Paulo enviou um posicionamento nesta quarta-feira (10) em que afirma que antecipou na terça o horário de atendimento das pessoas em situação de rua. A nota diz que a tenda que aparece no vídeo, localizada na Mooca, foi aberta às 17h10. O Centro Esportivo Salim Farah Maluf, que tem dado suporte naquela região, iniciou às 16h o acolhimento.

A Prefeitura de São Paulo também ressalta que, durante a "Operação Baixas Temperaturas", foram acrescidas cerca de 1.500 vagas emergenciais à rede socioassistencial para o acolhimento a pessoas em situação de rua.

As tendas fazem parte do que a Prefeitura de São Paulo chama de Operação Baixas Temperaturas. A medida é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C, ou menos.

As tendas funcionam das 18h à meia-noite, e ofertam alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além disso, são distribuídos cobertores e feitos os encaminhamentos para serviços de acolhimento da rede socioassistencial.

Frio recorde

A cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano nesta terça-feira (9). É o que aponta monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da prefeitura.

Continua após a publicidade

A média da temperatura máxima na cidade está em 13,4°C. O dia chuvoso fez com que a diferença térmica fosse pequena, com a média da temperatura mínima em 11,9°C.

O volume de chuva entre a madrugada e o início da tarde acumulou em média 18,7mm na capital paulista. Esse número corresponde a aproximadamente 45,2% da média do mês.

Os termômetros atingiram 14,5°C em São Miguel Paulista, na zona leste, e 11,7°C em Engenheiro Marsilac, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar em toda a capital está em torno dos 100%.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.