Cavalo Caramelo: animal engordou 40 kg e dono ainda não foi identificado
O cavalo Caramelo, um dos símbolos das inundações no Rio Grande do Sul, engordou 40 quilos desde o resgate, em 9 de maio, e ainda não teve o dono identificado.
O que aconteceu
O animal passou por exames de sangue de rotina e foi vacinado na sexta-feira (19) no Hospital Veterinário da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas (RS). Louise Maciel e Henrique Cardoso, médicos veterinários da instituição, explicaram que o imunizante previne tétano, influenza e encefalomielite equina.
Caramelo está com 380 quilos e não precisa mais tomar suplemento. À época do resgate, veterinários informaram que ele estava 50 quilos abaixo do peso ideal. Em junho, o animal já havia engordado 30 quilos e passou por uma revisão odontológica, para encontrar problemas que atrapalhassem a digestão.
O dono do animal ainda não foi identificado. Caramelo está sob os cuidados da Ulbra desde o resgate. No mês passado, a instituição informou que 11 pessoas reivindicaram a propriedade do animal.
Como foi o resgate do cavalo Caramelo?
Caramelo foi resgatado após ficar cinco dias ilhado em cima do telhado de uma casa no bairro Mathias Velho, em Canoas. A cena comoveu o país, e o animal se tornou um dos símbolos da resistência durante a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Exército e bombeiros de São Paulo participaram do resgate. O animal foi sedado e colocado deitado em um bote para ser levado ao Hospital Veterinário da Ulbra pela cavalaria da Brigada Militar.
O cavalo tinha algumas lesões na pele e nos músculos. Sua pata traseira direita foi lesionada. Caramelo ainda apresentava lesões causadas pelo seu passado —provavelmente, de puxar carroça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.