Conteúdo publicado há 4 meses

Ceará recaptura 5 dos 6 presos que fugiram por guarita desativada de prisão

A polícia do Ceará recapturou cinco dos seis presos que fugiram de um presídio em Itaitinga (CE) na quarta-feira (14).

O que aconteceu

Presos fugiram por uma guarita desativada da Unidade Prisional de Itaitinga 4, na região metropolitana de Fortaleza. Eles estavam em uma cela de isolamento, onde quebraram os pergolados (colunas de cimento para entrada de ar no teto), acessaram a guarita 8, desativada, e depois escalaram a muralha com uma corda feita com lençóis, roupas e panos, informou o Sindippen (Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário).

Detentos foram encontrados em menos de 72 horas em uma área de mata. Foram recapturados Lucas Nascimento Cardoso; Antônio Claudio Jacó da Silva, o Neguinho Memeu; João Carlos Gomes da Silva, o Jota C; e Izaquiel De Sousa Oliveira, o Mucego. O quinto encontrado, Sebastião Andrade Dos Reis Filho, conhecido como Peu, foi localizado à noite.

A polícia ainda procura Thiago Brilhante da Silva Costa. Agentes penais contaram ao colunista do UOL, Josmar Jozino, que Thiago, que não tem uma das pernas, já fugiu outras vezes, do mesmo modo, no complexo prisional de Itaitinga. A última vez foi em maio de 2017, da Unidade Prisional 3, onde ficavam integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Sindicato diz que guarita está desativa por falta de efetivo. Joelia Silveira, presidente do Sindippen, contou que as tentativas de fuga são constantes e que domingo passado (11) os policiais penais frustraram a ação de um grupo de presos que tentou fugir usando perucas e roupas de mulheres.

Detentos são considerados de "alta periculosidade"

Thiago Costa é condenado a 39 anos pelos crimes de homicídio, roubos, furtos, extorsão e estelionato. Em sua ficha criminal, ainda consta que ele é integrante da facção criminosa Massa Carcerária.

Luciano é acusado de participar de uma chacina no Crato, em 2023. A motivação do crime seria disputa pelo tráfico de drogas entre facções criminosas.

Izaquiel Oliveira respondeu a processos na Justiça do Ceará até por crimes hediondos. Foi acusado por dois homicídios, três furtos, seis roubos, motim de presos, dano ao patrimônio público, posse ilegal de arma e corrupção de menores.

Continua após a publicidade

Sebastião foi processado por roubo, cárcere privado, violência doméstica, tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Antônio foi apontado como suspeito de matar um adolescente em maio de 2017. A vítima acabou decapitada. O foragido foi processado por latrocínio (roubo seguido de morte).

João Carlos Gomes da Silva também respondeu a processo por latrocínio. A Polícia Civil do Ceará apurou que ele matou o frentista Márcio Franco da Silva, na cidade de Crateús, em fevereiro de 2020, durante assalto a um posto de combustíveis.

A reportagem não conseguiu contato com os advogado dos seis foragidos. O espaço continua aberto para manifestações dos defensores. O texto será atualizado, caso haja posicionamentos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.