Fumaça toma conta de céu em Brasília e Goiás e voos são cancelados
Brasília e Goiás amanheceram com fumaça neste domingo (25). As autoridades locais afirmam que não há focos de incêndio na região e que a fumaça vem de locais como São Paulo.
O que aconteceu
Não há focos de incêndio em Brasília. A secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal afirma que está monitorando a situação e que a maior parte da fumaça é da região de São Paulo e do triângulo mineiro.
O Corpo de Bombeiros de Goiás afirma que foram combatidos diversos focos de incêndio no sábado (24). O órgão diz que isso pode ter provocado a névoa de fumaça vista pela manhã em Goiânia e região metropolitana. A previsão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até quarta-feira (28).
Avanço de frente fria contribui para fumaça na região. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás afirma que a fumaça vem da região amazônica e sudeste do Brasil, além da fumaça produzida pelas queimadas em Goiás no sábado. As condições respiratórias da população estão piores.
A recomendação é que a população tome mais cuidados. Até sábado, houve registro de 897 focos de queimadas em Goiás. No mesmo período de 2023, foram 488 focos.
Voos
O aeroporto de Goiânia opera com baixa visibilidade e com restrições de pouso. Foram registrados oito cancelamentos de voos e as decolagens seguem normalmente.
A Azul informa que um voo precisou retornar para Campinas. "O voo AD2695 (Viracopos-Goiânia) precisou retornar para Campinas. Já os voos AD2869 (Goiânia-Viracopos), AD4223, AD2867 (ambos Belo Horizonte-Goiânia), AD4016 e AD4125 (ambos Goiânia-Belo Horizonte) precisaram ser cancelados", afirma Azul em nota.
Azul afirma que clientes afetados vão receber a assistência necessária. "A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia", afirma em nota.
A Latam afirma que também precisou alterar e cancelar voos. A orientação da companhia é que os consumidores consultem o status do seu voo antes de se dirigirem ao aeroporto. "A companhia ofereceu assistência aos passageiros afetados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos", afirma a aérea em nota.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.