Apagão em SP: Aneel anuncia investigação sobre causas e responsáveis

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirmou na noite deste sábado (31) que vai apurar o apagão que afetou vários pontos da capital paulista e de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

O que aconteceu

A Aneel disse que o apagão será objeto de fiscalização. O objetivo, segundo a autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia, será identificar as causas e apurar responsabilidades.

A Agência Nacional de Energia Elétrica afirmou que acompanhou o processo de recomposição de cargas. A Aneel destacou que o trabalho é de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema, transmissoras e distribuidoras envolvidas.

Apagão ocorreu às 17h31 devido à falha em uma subestação da Eletrobras, que fica em Guarulhos. O problema atingiu as redes de distribuição da Enel, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Não há informações sobre o que causou esse desligamento.

Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale. O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa.
Nota do ONS enviada ao UOL

A Eletrobras afirmou que vai apurar as causas do desligamento. "A SE Guarulhos foi inteiramente religada e opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional. Os times técnicos estão no local e as causas do desligamento estão sendo investigadas e serão informadas posteriormente em novo comunicado."

Enel disse que falha envolveu o sistema de transmissão que não pertence à empresa. Isso teria afetado o fornecimento de energia para os seus clientes no fim da tarde deste sábado (31).

A Enel Distribuição São Paulo informa que uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje.
Trecho do comunicado enviado pela Enel ao UOL

Energia foi restabelecida após mais de 2 horas

Serviço foi normalizado em São Paulo por volta das 20h. A Enel informou que, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes que tiveram o serviço afetado.

Continua após a publicidade

Falta de energia em Guarulhos também foi solucionada. A EDP disse, em nota, que realizou manobras em seu sistema para reduzir o impacto aos seus clientes e, ao obter a normalização do suprimento externo de energia, garantiu o reestabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37.

Relatos de vários bairros da cidade sem luz foram compartilhados nas redes sociais. São eles: Bela Vista, Jardins, Paraíso, na região central, e Jardim Brasil, Tucuruvi, Pari, Vila Maria, Vila Guilherme, na zona norte. Há informações de falta de energia ainda na Mooca, Tatuapé, São Mateus, Penha, Aricanduva e Belenzinho, na zona leste. Moradores do centro de Guarulhos, na Grande São Paulo, também ficaram sem luz.

Metrô, CPTM e Aeroporto de Cumbica operaram normalmente. A circulação de trens e metrôs e a operação no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não foram afetadas. A Enel (distribuidora de energia de São Paulo) e a EDP (responsável pelo fornecimento em Guarulhos) informaram que os serviços já foram restabelecidos, cerca de duas horas depois.

31.ago.2024 - Falta de luz na região da Penha, na zona leste de São Paulo
31.ago.2024 - Falta de luz na região da Penha, na zona leste de São Paulo Imagem: Reprodução Threads/@cristianegaldinogoncalves

Deixe seu comentário

Só para assinantes