Conteúdo publicado há 3 meses

Após nova onda de calor, primeira frente fria forte já tem data para chegar

Após uma onda de calor que está prevista para os próximos dias em boa parte do país, a primeira frente fria forte deste mês já tem "data marcada" para chegar.

O que aconteceu

Segundo a Climatempo, o frio deve avançar apenas a partir do dia 19. As temperaturas mais baixas serão sentidas após pouco mais de duas semanas de calor extremo na maior parte do Brasil.

Até lá, contudo, além das temperaturas altas, haverá índices muito baixos de umidade do ar. Esse quadro deve agravar ainda mais a situação de queimadas, principalmente na região central do país.

A onda de calor, prevista para começar na segunda (2), pode a mais intensa do ano. Tanto em termos de duração quanto de temperaturas, deve superar as duas anteriores (de março/abril e maio), informou a Climatempo.

Na segunda-feira (2), o calor já deve ser 2,5°C acima da média em grande parte do Brasil. Com exceção do extremo sul e da região Nordeste. Em áreas pontuais de Roraima e Mato Grosso, a temperatura pode registrar até 5°C acima do normal.

Na terça (3), a massa de ar quente começa a se intensificar, atingindo Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor de 5°C acima da média se espalha por estados do centro-sul do Brasil.

Na quarta (4), algumas áreas restritas no interior de São Paulo e Paraná devem registrar até 7,5°C acima do normal. Nas demais áreas, o calor deve permanecer elevado em até 5°C acima da média. Em parte da região Nordeste, há previsão de até 1ºC acima da média.

No dia 5 de setembro, o calor de até 7,5°C acima da média deve permanecer estacionado sobre algumas cidades no norte do Paraná. O aumento de 1°C acima da média se espalha por mais cidades da região Nordeste.

O calor de até 5°C acima do normal deve atingir regiões pontuais do Amazonas e Pará no dia sexta-feira (6). Sobre algumas cidades do Paraná e São Paulo, há a possibilidade de bolsões de calor de até 7,5°C acima da média. Curiosamente, o calorão acima da média não deve atingir o litoral de São Paulo e grande parte do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

No sétimo dia da massa de ar quente, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica. Em praticamente todo o país, os termômetros devem marcar temperaturas de 1°C até 5°C acima do normal. Com exceção de parte do Nordeste e do estado do Rio Grande do Sul.

44°C em Mato Grosso

Segundo a Climatempo, a temperatura vai passar dos 42°C no Centro-Oeste e pode bater nos 40°C em áreas do Sudeste. Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem registrar 41°C a 44°C, sendo que os maiores valores são esperados para áreas no sul dos dois estados. Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C.

Calor também nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O norte/noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste do estado de São Paulo, além de Goiás, oeste de Minas e o Triângulo Mineiro, poderão registrar de 37°C a 40°C.

A capital paulista poderá ter calor de 34°C a 36°C, e o Rio de Janeiro de 37°C a 39°C. Curitiba poderá ter calor de 30°C a 32°C e Goiânia de 37°C a 39°C. No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.