Chuva e vento em São Paulo: Defesa Civil emite alerta; como se proteger
Há previsão de pancadas de chuva e fortes rajadas de vento em São Paulo entre sexta-feira e domingo, dia 20, de acordo com alertas emitidos pela Defesa Civil e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que aconteceu
Defesa Civil de SP e Inmet emitiram alertas de chuvas intensas com possibilidade de tempestades para o fim de semana. As chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes e raios.
Nível elevado de chuva e ventos de até 100km/h. Pode haver possíveis interrupções de serviços de energia e outros transtornos como queda de árvores, alagamentos e galhos. De acordo com Inmet, a chuva pode ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos podem marcar de 60-100 km/h.
Recomendações de cuidados
Ambas entidades deixaram recomendações de cuidados que devem ser seguidas para quem está nas regiões com risco de chuvas e ventos intensos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda:
- Evite áreas abertas (praias, campos) e locais altos, como árvores e postes.
- Afastar-se de objetos conectados à rede elétrica, especialmente durante a chuva.
- Evite banhos durante a tempestade e mantenha distância de janelas.
- Em caso de ventos fortes, cuidado com quedas de árvores e postes.
- Não tente atravessar enchentes e evite áreas alagadas.
O Inmet também deixou as seguintes recomendações para as áreas com alerta de perigo:
- Fique atento a alerta de ventos intensos e risco de raios.
- Evite locais propensos a inundações e transbordamentos.
SP: Capital, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, entre outras.
Outras áreas: Inclui regiões no Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, e áreas do Norte e Nordeste, como Tocantins e Pará.
Classificação da Defesa Civil para acumulação de chuva
- Muito alto: acima de 150 milímetros
- Alto: de 80 milímetros a 150 milímetros
- Médio: até 80 milímetros
Chance de nova ZCAS?
O Inmet também emitiu um alerta para possível formação de nova zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no fim de semana.
A zona de convergência é um fenômeno meteorológico que provoca grande volume de chuvas e tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre o fim da primavera e o verão.
O fenômeno é caracterizado por uma faixa (corredor) de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica, passando pela faixa central do país, em direção ao sul do oceano Atlântico.