Ponte provisória construída após enchente é levada por correnteza no RS

Uma ponte provisória construída após as enchentes de maio de 2024 em Feliz (RS) foi levada pela correnteza do rio Caí nesta quarta-feira (1º).

O que aconteceu

A ligação havia sido inaugurada a menos de três meses, e foi feita porque as enchentes levarem a estrutura anterior. A travessia, que teve sua inauguração em outubro de 2024, ligava o centro da cidade às regiões de São Roque e Picada Cará, e ao município de Linha Nova.

Ponte cedeu com o aumento do nível do rio. Segundo informações da prefeitura, ela foi coberta pelas água na parte da manhã e, à noite, o prefeito Junior Freiberger (PSD) anunciou pelas redes sociais a danificação completa.

Prefeitura fala em ''sério problema de mobilidade'' e cita possíveis rotas alternativas. A Ponte do Bananal, que liga Feliz a Vale Real, está liberada para o trânsito de veículos pesados. Outra opção para cargas pesadas é o trajeto por Bom Princípio, passando pelo bairro Escadinhas. Já a Ponte de Ferro permanece com o trânsito restrito para veículos leves de até 2,10 metros.

Prefeito pediu para a população evitar o local. ''A nossa ponte está totalmente danificada e não se sabe de fato a proporção dos danos, mas a gente pede para a população evitar se deslocar para cá. Essa área acaba sendo de extremo risco e perigo'', falou em vídeo.

Direção da cidade informou que, no momento, não há um cronograma definido para o reparo da estrutura. ''O próximo passo é aguardar a vazão da água para entender com precisão o que ocorreu e planejar as ações necessárias'', explicou em nota ao UOL nesta sexta-feira (3).

Ponte provisória contava com nove contêineres reforçados de estruturas metálicas. Ainda não é possível saber se eles foram deslocados pela força da água ou se apenas afundaram. Executivo agauarda nível da água abaixar para inspecionar.

Ponte logo após a inauguração
Ponte logo após a inauguração Imagem: Reprodução / Redes sociais

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.