Guia grava sucuri sufocando macaco em MT: 'Salvar seria crime'
O momento em que um macaco-prego é imobilizado por uma sucuri foi gravado por um guia turístico em Nobres (MT).
O que aconteceu
Cena foi presenciada durante passeio ao aquário encantado, área turística da cidade. Ao UOL, o guia Roger Benedik explicou que o grupo ouviu macacos gritando e foi até a área para ver o que estava acontecendo. A gravação foi feita em 21 de janeiro.
Nas imagens, é possível ver o macaco se debatendo enquanto grita. Guia e turistas deixaram o local após a gravação do vídeo e não é possível saber se o macaco conseguiu fugir do ataque.
"Vontade é de ajudar, mas, infelizmente, não podemos", explica o guia. Roger afirmou que a cena faz parte do ciclo da natureza e não deve ser interrompida.
Interromper o ato predatório configuraria crime ambiental. Ao UOL, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de MT, Fagner do Nascimento, explicou que separar os bichos configura como perseguição ao animal, o que infringe o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
A sucuri está no ambiente natural e o animal que está sendo predado faz parte da cadeia alimentar da sucuri. Essa é a condição natural dela no ambiente. A mesma situação acontece se você fotografa uma onça lá no Pantanal predando uma capivara. Nós não podemos intervir.
Comandante Fagner do Nascimento, ao UOL
19 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Cicero Rodrigues de Oliveira
É o ciclo natural da vida sobre a terra. Se toda vez que uma sucuri na tentativa de se alimentar for impedida por algum desinformado aqui deste grupo de leitores, as sucuris morreriam de fome, não para salvar os macacos da extinção, pois estes se procriam muito mais do que as sucuris. Neste caso, as sucuris seriam extintas por causa de ideologias que para nada serve.
Felipe Q
Se fosse a sucuri matando uma pessoa para comer… ai pode? O argumento é o mesmo: sucuri no ambiente dela, se alimentando, ciclo da natureza, cadeia alimentar… Ou não? Se não, então a gente se considera superior ao macaco? Quanta hipocrisia
Lauro Vinocur
Folda SE a lei ambiental! Omissão é crime!